sexta-feira, 1 de maio de 2009

HINO DOS TRABALHADORES

A origem do Hino ¨A INTERNACIONAL¨



O poema que deu origem ao hino A INTERNACIONAL foi escrito em junho de 1871 por um lutador sobrevivente da Comuna de Paris, Eugéne Pottier. Em 1887 ele publicou uma coletânea de seus poemas entre os quais estava A Internacional.

Logo em seguida a música foi composta pelo belga Pierre Degeytter para um coral operário da cidade de Lille ao norte da França.

Assim, A Internacional passou a ser cantada por grupos de operários socialistas e anarquistas a partir do começo da década de 1890.



A INTERNACIONAL NO BRASIL



Em 1º de maio de 1906 A Internacional foi cantada numa manifestação em São Paulo.

O mesmo se repetiu no 1º de maio de 1907 quando começou uma greve de quase um mês de duração,por aumento de salários e pela jornada de 8 horas.
E assim foi em repetidas greves e manifestações.
Na greve geral de julho de 1917 , em São Paulo, A Internacional foi cantada.
Durante toda a década de 20, em todos os feriados de 1º de maio, anarquistas e comunistas cantaram o mesmo hino. Assim continuou até que a ditadura de Getúlio Vargas impôs o silêncio da repressão, em 1937.
Após a ll guerra Mundial os comunistas voltaram a cantar seu eterno hino.Foi assim até que, novamente o golpe de 64 fez calar a voz dos trabalhadores.Mas a noita da ditadura estava chegando ao fim.
No começo dos anos 80, junto com a explosão de greves e o reaparecimento público dos partidos de esquerda, milhares de trabalhadores retomaram A Internacional.
Hoje A Internacional tem sido cantada em várias ocasiões de luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário