quinta-feira, 14 de maio de 2009

A EDUCAÇÃO VAI DE MAL A PIOR

Na edição de hoje, da Folha da Manhã,uma nota sobre educação, reitera nossa posição de como a educação tem sido maltratada em nosso país.
Diz a nota que "Dados da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação(Clade) indicam que em todo o mundo vivem 800 milhões de adultos não alfabetizados. Desse total, 35 milhões estão em nações latino-americanas. O Brasil-que é o mais populoso da região-concentra mais de um terço da população analfabeta da América Latina, l4 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever, de acordo com o IBGE."
Esses dados revelam a total falta de compromisso dos governos com a educação.A falta de investimentos no setor é algo absurdo.O sucateamento visível da educação não poderia apontar dados menos desastrosos.Resultado da implementação cada dia mais acelerada do neoliberalismo, que delega aos profissionais de educação toda a culpa por esse desastre.Práticas que visam sucatear para criar argumentos a favor da privatização.
Cabe aos profissionais de educação a árdua tarefa de despertar para a dura realidade que assola a educação pública desse país, identificando no dia-a-dia as reais motivações para as dificuldades que enfrentam, desde os baixos salários até as péssimas condições que lhe são oferecidas para desenvolver o seu trabalho.
A educação é um dos pilares fundamentais para a transformação da sociedade.devemos acreditar nisso e defendê-la com firmeza.Mobilizar-se para tal empreitada é uma das saídas.
Devemos estar prontos para reivindicar uma EDUCAÇÃO inserida num programa de ESTADO contra os meros projetos de governos que temos hoje, que simplesmente banalizam a educação e não a tratam com a prioridade que deveria ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário