segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ESCLARECIMENTOS ESTATUTÁRIOS DO SEPE

Art.2° - O SEPE /RJ tem por finalidades:
I- reunir e congregar os professores, funcionários administrativos, orientadores e supervisores, ativos e aposentados, enfim, os profissionais de educação das redes públicas de educação Estadual e Municipais do Estado do Rio de Janeiro;

II- defender diretamente os interesses profissionais dos servidores constantes no inciso I;
(...)
VI- desenvolver a unidade de todos os profissionais de educação;
(...)

Art. 3º- São princípios organizativos do SEPE/RJ:
I- independência e autonomia face às organizações e partidos políticos, organizações religiosas, entidades patronais e ao Estado: e

II- defesa de um sindicalismo amplo, democrático, de base e unitário.

ESCLARECIMENTO
O estatuto do SEPE, aprovado em Congresso, tem como objetivo nortear as ações de toda sua diretoria, oferecendo as garantias de que a luta da categoria da educação está acima de quaisquer interesses políticos partidários.

Daí diretores oportunistas, movidos por interesses outros, que não os da educação pública, gratuita e de qualidade, não serem merecedores de confiança da categoria e não poderem ser confundidos com aqueles que honram seu compromisso.

Bom seria que estivéssemos diante de governos avançados, que atendesse aos anseios da população, cumprindo com o seu papel em relação a áreas prioritárias tais como saúde, segurança pública e educação. Enquanto governos com este perfil não são uma realidade, cabe a nós representantes de sindicatos, cumprir honradamente nosso papel, cobrando das instâncias governamentais ações afirmativas para resolver as questões que atingem a classe trabalhadora.

No caso específico do SEPE, a luta deve ser em defesa da educação e dos profissionais de educação, a fim de garantir melhores condições de trabalho e sobretudo respeito aos seus direitos. O papel a ser cumprido pelos dirigentes sindicais é o da mobilização e luta , fazendo as cobranças necessárias sem capitular diante do poder.

O governo Rosinha está distante de representar qualquer avanço para a educação e por isso faremos todas as cobranças e críticas necessárias, doa a quem doer, com a garantia de estarmos cumprindo apenas nosso papel.

NENHUM DIREITO À MENOS!!!

Graciete Santana
Coordenadora geral do SEPE/CAMPOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário