quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CONAE, FARSA PROGRAMADA

Nos dias 27,28 e 29/11 aconteceu no Rio de Janeiro a etapa estadual da Conferência Nacional de Educação-CONAE, com sua fase final marcada para abril de 2010.

Um dos folderes de divulgação traz o seguinte:" É importante a participação de todos, especialmente estudantes,professores,gestores,pais,entidades sindicais,movimentos sociais,conselhos de educação entre outros." e ainda "VOCÊ PODE E DEVE PARTICIPAR"

Neste espírito, tivemos em Campos a CONAE Municipal, cujos delegados foram eleitos em suas unidades escolares.Sendo eles pais, alunos e professores. Este foi um momento profícuo, onde se construiu documentos pelo conjuntos de delegados, pautados num debate franco e fraterno em prol da educação pública gratuita e de qualidade. Este documento servirá para pautar, inclusive, as ações do Conselho Municipal de Educação.

Após a CONAE municipal,entramos numa outra fase que foi a conferência intermunicipal, em que além de Campos participaram delegados de São Fidélis, Cardoso Moreira, São Francisco do Itabapoana, Italva, Cambuci e São João da Barra. outro momento de interação e participação dos delegados eleitos em seus municípios. Foi um debate importante e ao final foram eleitos os delegados para participar do CONAE estadual nas datas já mencionadas acima. Que infelizmente deixou muitoa a desejar.

A CONAE estadual foi no Colégio Pedro II, de São Cristóvão.Foi extremamente exaustivo e frustrante, devido as falhas que passavam pela falta de organização e culminaram por uma forma estreita de encaminhamentos e muita manipulação. Foram momentos em que o debate foi negrigenciado dando lugar à uma manipulação vergonhosa.

Os documentos onde constavam chamadas para participação de toda a sociedade foram desrespeitados. Ficou evidente a forte tendência da comissão organizadora em acatar as sugestões da plenária desde que estas não interferisse na mudança do documento original. O que foi elaborado em 2007 em Brasília. Ora, se a orientação fosse realmente essa, não seria necessário estabelecer o processo de conferência. E o pior ainda estava por vir. No momento de eleger os 140 delegados para a Conae em Brasília em 2010 evidenciou-se a farsa.

Pasmem! Neste ponto da CONAE?RJ veio o golpe. Nenhum delegado eleito pelos movimentos sociais, sindicatos, APPAE, Pastoral da Terra,etc estavam aptos a votar e serem votados. Os delegasos foram cassados como no tempo da ditadura. Como assim? Educação para quem? Aí ficou claro. O processo de conferência foi organizado com o único intuito de referendar o que veio pronto de Brasíla. Mais uma vez se revelou a farsa.

Neste momento, reuniram-se os excluídos desse processo e entramos todos com fita selando a boca e crachás levantados. Tomamos o palco, em frente a mesa da conferência e em seguida foram proferidas palavras de ordem:"Não, não à exclusão" entr outras. Naquele momento decidimos, diante da plenária que aplaudia:Vamos todos os que ali estavam à Brasilia. Vamos fazer a CONAE dos EXCLUÍDOS". bRASÍLIA QUE NOS AGUARDE EM 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário