terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO EM BRASÍLIA

Seria realizada a Sessão Solene da Câmara Distrital no dia 29 de novembro, porém antecipada para o dia 25 de novembro na Sede da Sociedade Palestina do DF com presença de mais de 220 pessoas, com um jantar oferecido pela Sociedade Palestina do DF e com presença do Deputados Raed Masuh e Paulo Tadeu, como autores dessa sessão. Foi também registrada a presença do Geovane, administrador de Taguatinga e de Geroto, administrador do Park Way e a presença da Deputada Distrital Érica Kocai, nos quais compuseram a mesa acompanhados do Presidente da Sociedade Palestina Khaled Hilal Naser.

Quem presidiu a mesa foi o deputado Raed Masuh, que abriu a sessão com seu discurso, repudiando firmemente o ato da Camêra Distrital, que sedia o título de Cidadão Honorário para Shimon Peres, presidente de Israel.

Por outro lado, elogiou o ato da Câmara que homenagiava o Presindente da Palestina Mahmud Abbas, como também falou sobre o tema do dia 29 de novembro, Dia Internacional da Solidariedade com o povo Palestino. Depois foram as palavras dos Administradores de Taguatinga e Park Way, que falaram sobre os laços entre o povo brasileiro e palestino. Depois foi a palavra da Deputada Erika Kocai, que falou sobre a importância da mulher palestina e da resistência indispensável do povo palestino até a libertação da sua Terra e da criação do Estado Palestino como Jerusalém, capital eterna da Palestina.

Seguido pela palavra do Cher Muhamad Zeidam, que falou sobre a importância da luta do povo palestino e da importância de Jerusalém como Terra Sagrada.

O Senhor Salah, que também estava compondo a mesa, representando a Embaixada Palestina do Brasil, agradeceu os autores da Sessão Solene, os Presidentes e os autores do título de cidadão Honorário para o presidente da Palestina Mahmud Abbas. Também falou sobre a importância da luta e resistência, do diálogo igual por igual, citou sobre os 12 mil prisioneiros e a indignação do povo Palestino com o Governo de Israel. Ele saudou a posição do governo palestino pelo pedido do congelamento total dos acentamentos judáicos ao território palestino, inclusive os acentamentos de Jerusalém.

Por final, veio a palavra do presidente da sociedade palestina Khaled Hilal Naser, que mostrou e condenou os atos da camêra distrital pelo título de Cidadão Honorário para Shimon Peres e deixou uma mensagem para os líderes palestinos atuais e futuros, para não abrirem mãos de 2 linhas, que são os pilares da libertação da palestina, ou seja, a linha da resistência armada e o diálogo igual por igual.

Alertou que jamais conseguiremos a libertação do povo palestino e citou como exemplo a luta do povo vietnamista quando dialogaram com os americanos que não renuciarão a luta e a resistência, por isso que os vietnamistas vencerão a guerra e expulsarão os americanos do seu território. Citou também sobre quando o presidente Yasser Arafat entrou na assembléia das nações unidas com um ramo de oliveira em uma mão e uma arma na outra e disse "não deixem que o ramo de oliveira caia da minha mão". Khaled Hilal Naser agradeceu a todos os convidados presentes, inclusive os autores da sessão solene e demais autoridades presentes, desejou que a próxima comemoração do dia 29 de novembro seja junto com a libertação da palestina e da criação da sua pátria. Concluiu dizendo "viva a palestina e viva a luta armada!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário