quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SOBRE O CONCURSO PÚBLICO DE 2008 DA EDUCAÇÃO

Um anônimo enviou dois comentários para esta blogueira a respeito do concurso público de 2008 da educação de Campos.

O ideal é que este anônimo assinasse o seu comentário para que sua identidade pudesse ser revelada. Esta blogueira assina o blog PALAVRAS ACESAS e não compreende o que leva uma pessoa a não assumir sua opinião e posicionamentos frente a quaisquer assuntos.

O anônimo questiona o fato de existir uma ação civil pública tramitando que pretende a prorrogação do concurso público de 2008 e a convocação dos concursados. Ele ou ela, não sei, atribui a mobilização de uma categoria para a defesa de seus direitos uma "ação demagógica" já que a CF prevê que a prorrogação de concurso público é de livre escolha do governo.

Ora senhores! Muitas foram as tentativas de negociação desta categoria com o governo municipal que mostrou-se radical e irredutível. O prazo de validade do concurso expirou sem que nenhum secretário do nefasto governo Rosinha, prefeita hoje cassada, tivesse a sensibilidade de ceder aos apelos da categoria, mesmo diante das provas evidentes e contundentes de vagas reais nas escolas municipais.

Muitas foram as denúncias ao MP e nada. Há por lá um ICP estagnado. Enquanto isso, por mobilização da categoria de concursados, antes do prazo de expiração da validade do referido concurso o sindicato que a representa ajuízou uma ACP.

O anônimo ao invés de apontar como demagógica o clamor da categoria por justiça, deveria envergonhar-se de sua posição de defesa de um governo cujo fracasso salta aos olhos. Um governo municipal responsável pelo fracasso escolar de um município que figura em último lugar na avaliação do IDEB.

Indo mais além, o descaso com a educação pública de qualidade e gratuita é um sintoma de um governo atrasado, que não prioriza a educação.Além disso, este governo truculento mantem diretoras indicadas por vereadores, servindo de cabos eleitorais durante as eleições.

Outra coisa é que este governo municipal descolado do compromisso com a educação pública fechou 20 escolas de zona rural este ano na tentativa de camuflar a carência de professores. A carência existe e é gritante. Uma escola próxima a área central do município apresenta déficit de 08 professores e as crianças tem passado o horário que seria de aula ociosas e soltas no pátio.

A carência de professores em todos os níveis pode ser comprovada. Porque o anônimo não se lembrou de que a CF prevê que lugar de criança é na escola ESTUDANDO?

Outro artifício da SMEC a fim de esconder a carência de professores foi fechando salas de informática, bibliotecas e salas de recursos.

Ora, me poupem destes comentários equivocados. Se você anônimo, encontra-se numa situação de dependência deste governo ou nutre profunda admiração pela prefeita cassada o problema é seu, entretanto, a mobilização da categoria de concursados da educação é legítima e estamos todos na expectativa da vitória de um processo que,inclusive, tem jurisprudência.

Um comentário:

  1. O grande problema é que, ainda restam, perdidos por ai, alguns puxa sacos desse governo podre do casal de garotinho que agora será banido da nossa planicie goitaca. A questão do Concurso de 2008 já está nas mãos da Justiça. Ocorreu isso também em Cabo Frio-RJ, quando, ao final do processo, a Justiça determinou que a Prefeitura convocasse cerca de 700 professores aprovados no último concurso. Esse anônimo, além de puxa saco, também deve ser burro pra c...
    Luciana Gomes.

    ResponderExcluir