segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A EDUCAÇÃO MUNICIPAL:PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Em entrevista ao Programa de Olho na Cidade o prefeito Nelson Nahim falou da sua disposição em resolver problemas cruciais para os munícipes principalmente nas áreas de saúde e educação.

Diante do descaso que a administração pública vinha sendo tratada pela prefeita Rosinha, que ao invés de solucionar problemas contribuía para a multiplicação das mazelas existentes, com a máquina administrativa travada a serviço de interesses alheios aos anseios populares, não há como negar que a postura do atual prefeito representa algum avanço, muito embora a questão de fundo da gestão municipal seja a mesma.

No que tange a educação municipal o prefeito afirmou que deseja a solução de todos os problemas, tanto que recebeu o SEPE para se interar das reivindicações da categoria, e mostra-se empenhado em não permitir falta de materiais nas escolas, que deverá encaminhar um plano gestor para a eleição direta de diretores de escola, a revisão do plano de cargos e salários,etc.

Gostaria de lembrar ao prefeito Nahim que nada vai mudar na qualidade da educação do município se persistir a carência gritante de professores nas escolas municipais de Campos. Faltam tanto professores como auxiliares de secretaria e a solução para este problema está na convocação dos concursados de 2008.

Atualmente entre escolas e creches são 242 unidades escolares e se fizermos uma média de carência de 5 professores por unidade escolar temos uma carência superior a 1000 profissionais. Como desejar educação de qualidade diante deste quadro caótico?

Para ilustrar, existe em Campos uma escola municipalizada que atende ao primeiro segmento do ensino fundamental(1º ao 5º ano) onde há carência de 8 professores. Como os pais não tem onde deixar os seus filhos estes vão para a escola e passam todo o período em que deveriam estar na sala de aula ociosos, soltos pelo pátio até o horário que deveria ser de término das aulas.

Os professores concursados que atuam no município estão adoecendo devido a sobrecarga e condições precárias no ambiente de trabalho, com turmas superlotadas, diretoras autoritárias e despreparadas que praticam com frequência o assédio moral no interior das unidades escolares.

O prefeito que se mostra aberto para a solução dos problemas na área de educação tem nas suas mãos a possibilidade de resolver definitivamente este impasse já que, investido no cargo executivo é o único que pode fazê-lo.

Para minimizar os problemas da educação o primeiro passo deve ser a convocação dos concursados de 2008. Sem esta medida urgente de nada adiantará outras providências se não tiver material humano suficiente para garantir o funcionamento integral das unidades escolares da rede municípal de Campos.

3 comentários:

  1. Este texto e maravilhoso
    parabenizo o blog que mostra realmente o que esta ocorrendo na educação de campos
    porem se nao pressionar o prefeito e falar com essas mesmas palavras diretamente a ele infelizmente nao conseguiremos nada
    pq politico como sempre atende na hora mais um dia depois nao quer nem saber mais e outra sempre vem com outra forma de querer resolver mas sempre algo diferente do que propusemos

    ps meu voto é seu

    ResponderExcluir
  2. Os bancários anunciam greve e Campos entra em estado de alerta. Categoria unida essa! Já a nossa... Gente, educadores, vamos TODOS aderir à PARALIZAÇÃO em defesa dos nossos direitos: nossa verba do FUNDEB, nosso Plano de Cargos, eleição pra diretor, convocação dos aprovados em 2008(estamos adoecendo por sobrecarga de trabalho!).

    PS: pelo menos um voto eu já não vou desperdiçar: voto 21 123

    MRosaTrin

    ResponderExcluir
  3. GENTE!!!! alguma novidade??? o prefeito deu mais alguma posição sobre o assunto dos concursados da educação de 2008???? teve mais alguma reunião ou terá?? precisamos ficar informados sobre tudo....ou o prefeito não mais toca no assunto??? e a ação civil pública o que diz o MP???? continua omisso???? os concursados gostariam de saber....

    ResponderExcluir