quinta-feira, 9 de setembro de 2010

INDÍCIOS DA VERDADEIRA INDEPENDÊNCIA

No mesmo dia em que comemorava-se o dia da Independência do Brasil corria as urnas do Plebiscito pelo limite da terra e ainda neste dia 7 de setembro, o Norte Fluminense ficou sem mais um latifúndio já que, após decreto do governo federal, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra [MST] ocupou a fazenda Bom Jardim, em Macaé.

Na madrugada de terça-feira 300 trabalhadores rurais chegaram ao local e levantaram acampamento. O latifúndio em questão tem cerca de 1,6 mil hectares de terras totalmente improdutivas - daí o motivo para que o Incra determinasse a desapropriação da fazenda, que pertence a Barbosa Lemos.

O momento agora é da resistência. Os fazendeiros vizinhos fecharam as porteiras de estradas a fim de impedir veículos de integrantes do MST de chegarem ao local.
As pessoas vão até lá a pé e pau-mandados e PMs aparecem para vistoriar a área e intimidar os participantes da ocupação.

Precisamos divulgar esta ocupação e neste momento é importante o apoio e a mobilização dos sindicatos, movimentos sociais e parlamentares que defendem a reforma agrária.

É vergonhoso que Campos e Macaé, de acordo com o próprio MST a partir de dados do Incra, sejam respectivamente a primeira e a segunda cidade em latifúndio do Estado, com o agravante para Campos que lidera ranking nacional de trabalho escravo.

Aos camaradas do MST todo nosso apoio.

REFORMA AGRÁRIA JÁ!!!

Um comentário:

  1. Caríssima Graciete,

    Fico aqui matutando: terra improdutiva,
    de político, qual deve ser o valor da indeni-
    zação?Será que o proprietário(ou ex) está como,
    desapontado?Ou fazendo jogo de cena, se dizendo
    triste, injustiçado, coisa e tal...

    Abs,
    Cann.

    ResponderExcluir