segunda-feira, 17 de agosto de 2009

QUESTIONAMENTOS DA CATEGORIA DA EDUCAÇÃO

Acho no mínimo questionável a decisão de retorno às aulas neste momento. Os motivos me parecem óbvios:

1) O clima continua propício à disseminação viral;
2) O nível sócio-econômico da grande maioria dos alunos torna quase risível esperar que se eduquem de um dia para outro (lavar as mãos, obstruir espirros e tosses, etc);
3) Países onde houve contágio semelhante, como Argentina e México, o número de casos só caiu com fechamento de cinemas, escolas, teatros, shoppings. Medidas muito mais sérias do que distribuir copos de plástico e cartilhas;
4) Não há como lecionar sem nos expormos (e aos nossos familiares). Principalmente os que temos esposas gestas e /ou filhos pequenos.
5) A recomendação é que alunos com sintomas gripais sejam afastados...como faremos mesmo isso? Pagaremos o risco de um processo por discriminação?? Nos ausentaremos da sala se não houver solução?
6) As infecções por influenza ocorrem em 'ondas' (de 3 a 4) como divulgado pelos pesquisadores...de acordo com a expansão no número de casos estamos na primeira.
7) Não houve estabilização no número de óbtidos suspeitos e confirmados, fator este dito determinante no retorno às atividades usuais em grupo.
8) Como serão substituídas as servidoras/trabalhadoras grávidas?
9) O diagnóstico de gestação é realizado cerca de 50 dias após o início do período gestacional, fase em que há grande fragilidade imunológica da grávida. Quantos óbtidos serão contados nessas gestantes desavisadas?
10) Várias greves e outras sitações supracotidianas já impuseram aulas em período extraordinário. Os óbitos anotados e os que ainda estão por vir não seriam uma situação mais do que adequada ?
11) Convivemos, a grande maioria, com alunos que urinam no chão dos banheiros (e até pátios), cospem nas pias e torneiras (no chão nem se comenta) e muitas vezes o fazem como reação a atitudes disciplinadoras dos professores...imaginem um escolar ou mesmo universitário que não se importe com o próximo e se sinta excluído?
12) Os recursos na grande maioria das escolas e universidades não permite a compra de quadros negros e carteiras. Espera-se que forneçam de hora para outra bebedouros com garrafões de água mineral? Pois é óbvio que os bebedouros comuns são uma ótima fonte de contaminação (saliva), mesmo usando-se copos descartáveis.
13) Finalizo com uma pergunta: os colegas imaginam que 40, 60 alunos permaneçam em sala com clima frio por 3, 4 h sem espirrar ou tossir sem proteger o próximo

Um comentário:

  1. Republiquei sua postagem no meu blog, pois achei extremamente relevante suas considerações em torno dos questionamentos da categoria.
    O retorno às aulas é, no mínimo, falta de sensibilidade por parte das autoridades em não perceber que não mudamos um conjunto de hábitos do dia para noite.
    Abraços

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