segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O CONTURBADO RETORNO ÀS AULAS EM TEMPOS DE GRIPE SUÍNA

Hoje as escolas das redes municipal, estadual e algumas da rede privada decretaram volta às aulas. Só que num clima nada propício para isso, já que a insegurança ronda todos os cidadãos deste município. Nas últimas 24 horas foram divulgados mais dois óbitos com suspeita da gripe suína.

O SEPE enviou ofício às Sec. de Educação, Saúde e Defesa Sanitária na sexta-feira solicitando a prorrogação do reenício das aulas por entender a dificuldade, principalmente da rede pública, em atender as exigências de higienização das escolas nesse momento.

E não deu outra. As reclamações vem de todos os lados. O telefone do SEPE não para de tocar com denúncias das escolas que receberam quantidade de material insuficiente , que em algumas horas estarão esgotados.

Os profissionais de educação, os pais e alunos querem respostas que não temos. Algumas escolas estiveram paradas pela manhã por iniciativa da própria comunidade escolar já que as autoridades locais preferem a omissão.

A omissão que coloca em risco a VIDA das pessoas pode ter um preço muito alto .

Nesse caso, sugerimos que a comunidade escolar faça sua própria avaliação e tome as medidas que julgarem necessárias. O que não dá é para abaixar a cabeça para uma situação calamitosa como esta.

Na rede municipal, por exemplo, para uma escola de 400 alunos chegaram sómente 800 copos descartáveis e meio pacote de toalhas descartáveis. Alcool gel não tem. E aí?

Na rede estadual, o governador foi infeliz no seu projeto de climatização das escolas. Justamente quando mais recomenda-se salas de aulas arejadas, o que temos são salas adaptadas para a insatalação do ar refrigerado, totalmente fechadas, como nos CIEPs, portas com molas, paredes altas, janelas vedadas. Uma cena de horror nesse momento de pandemia. Além disso, nenhum dos materiais que estão sendo anunciados chegaram às escolas estaduais.

Afinal, o que esses governos pretendem? Dizimar a população?

Vamos cobrar deles que cumpram com o seu dever. A VIDA é um bem inalienável e inafiançável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário