segunda-feira, 10 de agosto de 2009

FORA IMPERIALISMO DA AMÉRICA LATINA

VIVA A RESISTÊNCIA DO POVO COLOMBIANO !

FORA AS BASES IMPERIALISTAS DA AMÉRICA LATINA !

FORA A QUARTA FROTA ESTUDDIDENSE DO ATLÂNTICO SUL !

FORA AS TROPAS BRASILEIRAS DO HAITI !

TODO APOIO A LUTA DO POVO HONDURENHO CONTRA O GOLPE !

EXIGIMOS QUE URIBE SEJA DECLARADO PERSONA NON GRATA
EM NOSSO PAÍS !


Após a decisão do presidente do Equador, Rafael Correa, de expulsar os militares americanos da base de Manta, apartir da qual foram organizados ataques aos movimentos sociais equatoriano, os EUA para não perderem o poder de intervenção militar no continente planejam a abertura de mais bases militares na Colômbia com a conivência do governo terrorista de Alvaro Uribe.
Estas bases tem como principal finalidade impedir que o avanço dos movimentos sociais na América Latina coloque em risco sua hegemonia política e econômica na região e o controle do império sobre os recursos naturais, como o petróleo, a água, os minérios e , toda biodiversidade da nossa América.
O país escolhido para hospedar tais bases militares foi a Colômbia que cumpre há muitos anos, em particular com mais intensidade no período do governo Uribe, o papel de melhor aliado do imperialismo que financia o Plano Colômbia, com o argumento de combate ao narcotráfico, quando na verdade combate a resistência dos camponeses, dos índios e dos trabalhadores da cidade.
O governo Uribe já assassinou maius de 500 líderes comunitários, estudantis e sindicais. As execuções extra-judiciais são estimuladas pelas forças armadas e o terror do Estado colombiano contra a sua população já provocou o deslocamento de 4 milhões de refugiados internos, que abandonam suas terras para o agronegócio e as transnacionais. Recentemente as tropas colombianas e americnas invadiram o território equatoriano assassinando o lider da resistência Rau Reyes.
Não resta dúvidas que a CoLõmbia representa a ponta de lança do imperialismo em nosso continente, defende seus interesses e está para a América Latina, como Israel está para o Oriente Médio.
A ofensiva do imperialismo no continente latino promoveu a tentativa de golpe contra o governo eleito de Hugo Chaves, na Venezuela; foi aliado dos separatistas golpeistas contra o presidente da Bolívia, Evo Morales; ocupa o Haiti através das topas brasileiras e, recentemente, articulou o golpe contra Manuel Zelaya , presidente eleito de Honduras.
Além disso, a reativação da quarta frota da Marinha Americana, desativada desde os anos 40, ameaça a costa do nosso continente, particularmente as reservas petrólíferas brasileiras do pré-sal.
As entidades abaixo assinadas exigem uma postura firme do governo brasileiro no rechaço a mais essa ingerência do imperialismo americano que ameaça a independência e soberania dos povos latinos americanos.
Assinam:
PCB, PSOL, PSTU, CONLUTAS, INTERSINDICAL, MST, MTD, ANEL, UJC, COMITÊ DE SOLIDARIEDADE À LUTA DO POVO PALESTINO

Um comentário:

  1. Graciete,

    Vejo muito repetitivo o dircurso da chamda esquerda sobre o "Imperialismo Americano".
    Acredito que o Governo Uribe tendo por perto o maluco do Chavez(ditador que a esquerda retrógada aplaude), com suas decisões de aparelhar seu exército, fechar Tvs/Rádios, etc.., e, tendo em seu território os criminosos das FARCS(líderes comunitários??), tem certa razão em querer bases Americanas em seu território.

    Abraço,
    Carlos.

    ResponderExcluir