quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"CIDADE MARAVILHOSA' EM GUERRA

Há muito assistimos aos descalabros da SEGURANÇA PÚBLICA na cidade do Rio de Janeiro e em todo o Estado, causada pela ineficiência das políticas públicas com vistas a (in) segurança da população

Uma polícia militarizada treinada para atirar e só depois perguntar se é bandido ou trabalhador. Com isso trabalhadores e menores indefesos tem sido vitimados pela truculência de uma Polícia Militar de modelo ultrapassado. Quem assistiu TROPA DE ELITE I e II sabe mensurar bem isso.

Aí vem o Governador e anuncia as UPPs como se fossem a solução para o problema da segurança, o tráfico de drogas,etc, só que ao que tudo indica o "tiro saiu pela culatra" ao ponto da onda de terror que hoje assola o Rio ter passado bem em frente ao Palácio Guanabara, local de segurança reforçada onde os funcionários públicos nas suas manifestações costumam ser recepcionados com aparato policial da tropa de choque.

A grosso modo podemos comparar esta reação do crime organizado, não só a uma simples represália as transferências de meliantes para presídios federais e sim que, a medida que as UPPs foram instaladas nas comunidades pela PM a bandidagem desceu em busca de sobrevivência nas ruas devido ao prejuízo com o tráfico.

Este sintoma pode ser percebido em todo Estado do Rio de Janeiro onde cidades antes consideradas pacatas tem sido vitimadas por crimes de certo requinte, exportado da capital para o interior, tais como sequestros com cárcere privado, invasões de residências, etc.

As UPPs foram implantadas sem que esta reação abrupta fosse prevista para imediatamente ser contida. Ao que parece, a situação fugiu do controle e a população é quem, mais uma vez, está sofrendo com isso.

Há de se pensar numa política eficaz para SEGURANÇA PÚBLICA com controle das fronteiras para impedir entrada de armas e drogas como também unificar a polícia militar com a policia civil bem preparada e com os aparatos necessários para seu bom desempenho, inclusive valorização profissional. Senão, quaisquer medidas não passarão de paliativas em detrimento de uma verdadeira solução além, evidentemente de outras politícas públicas com a finalidade de sanar as distorções oriundas das desigualdades sociais.

Para sair da crise gerada pela violência e vivenciada pela população do Rio de Janeiro, hoje, a saída é pedir reforço ao exército antes que a situação se agrave ainda mais.

3 comentários:

  1. Há vários governos a situação vem se agravando .
    Muitos políticos ,por interesses particulares, se OMITIRAM e se OMITEM .
    A situação está INSUSTENTÁVEL,pessoas honestas viraram refens de quadrilhas fora e dentro das instituições.

    ResponderExcluir
  2. Com essa limpeza dos tráficantes de seus territórios, muitos políticos estão 'preocupados' com a perda do voto de cabrecho, comprado, ... por serem coniventes e omissos com o crime e comando de milícias, vendo a 'queima de pneus lembrei que CAMPOS e a BR 101 , JÁ TEVE MANIFESTAÇÃO EM DESAGRAVO A PERDA DE CARGO PÚBLICO ... ESQUECI QUAL O NOME DELA!!!! ALGUÉM LEMBRA?

    ResponderExcluir
  3. CABRAL ESTÁ DE PARABÉNS!! BOM TRABALHO!!

    ResponderExcluir