sábado, 4 de julho de 2009

PENTE FINO NO FUNCIONALISMO PÚBLICO ESTADUAL

LICENÇA DE DOCENTE VAI SER REAVALIADA

ESTADO ANALISARÁ CASOS DE PROFESSORES AFASTADOS HÁ 120 DIAS

Esses são os títulos da matéria no Jornal EXTRA, deste sábado,04/07, na página destinada a servidores, escrita por Djalma Oliveira.

Diz a matéria que ,entre os dias 20 e 24 deste mês as secretarias estaduais de Saúde e Educação farão uma reavaliação das licenças médicas dos professores da rede estadual que estão afastados há mais de 120 dias, sob a alegação de que o objetivo é traçar o perfil das principais causas de afastamento e verificar se são procedentes. De acordo com a matéria,a SEE informou que hoje existem 6 mil profissionais de educação licenciados e que o estado pretende desenvolver ações de prevenção e combate às doenças que mais causam licenças.

Para as conclusões a que diz pretender a SEE, não se faz necessário esse tipo de mobilização, que deve ter um custo alto.

O SEPE(SINDICATO ESTADUAL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO),EM VÁRIAS OCASIÕES, DURANTE AS MOBILIZAÇÕES DA CATEGORIA, TEM DENUNCIADO O DESCASO COM OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, QUE ADOECEM EM FUNÇÃO DAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE TRABALHO.

Os Profissionais de Educação, tem sido obrigados a sobreviver com péssimos salãrios, piso de R$ 607,00, sem direito à assistência médica, pois o IASERJ foi fechado. Os professores trabalham com turmas superlotadas, em escolas com instalações físicas precárias,solitários en seu trabalho, pois não conta com equipe pedagógica para dar suporte ao seu trabalho. Não há nas escolas assistentes sociais , nem psicólogos, muitas das vezes nem inspetores de alunos para ajudar na disciplina escolar, pois a SEE não realiza concurso público. As merendeiras trabalham em condições péssimas. Os diretores de escolas são indicados, comprometendo a democracia dentro do espaço escolar.

SERÁ QUE SÃO NECESSÁRIOS MAIS MOTIVOS DOS QUE OS JÁ ELENCADOS PARA ILUSTRAR OS MOTIVOS PELOS QUAIS OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO ADOECEM COM FREQUÊNCIA?

A proposta da SEE em fazer esse levantamento sobre as licenças médicas consiste em mais um ataque aos direitos dos Profissionais de Educação. Uma categoria com mão-de-obra sucateada, desprestigiada enquanto profissionais e ignorada pelo estado.

Hoje o que temos é uma categoria em extinção. As Universidades tem dificuldade em formar turmas de LICENCIATURA. Não é mais uma profissão atraente para os jovens universitários.

E A SEE AINDA NÃO SABE PORQUE SEUS PROFISSIONAIS ADOECEM?

ISSO É ASSÉDIO MORAL!

E É IMORAL!

Um comentário:

  1. EDUCAÇÃO POPULAR


    Conceito

    Antes de falarmos sobre Educação Popular, precisamos definir o termo “popular”. A concepção mais comum que se observa, inclusive nos dicionários, é de “popular” como sendo algo do povo, para o povo, que atende às necessidades do povo. Usaremos a concepção de Paulo Freire, entendendo “popular” como sinônimo de oprimido, aquele que vive sem as condições elementares para o exercício de sua cidadania e que está fora da posse e uso dos bens materiais produzidos socialmente[...].

    LEIA MAIS EM:

    http://sepenuceosaogoncalo4.ning.com/

    ResponderExcluir