terça-feira, 7 de julho de 2009

CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA EM CAMPOS....

É grande a onda de violência em Campos, eu diria, ao contrário do que deveria ser, o único setor em franca ascensão. Se compararmos o número de homicídios no ano de 2008 teremos um índice maior no mesmo período em 2009.

A Segurança Pública traduz-se num setor importante para garantia dos direitos do cidadão. É dever do Estado. Por onde anda este dever do poder público, em nosso municipio?

Abrir os Jornais locais pela manhã, e ler as manchetes diárias é algo assustador. São homicídios, latrocínios,roubos e furtos . Parece que um daqueles "exterminadores do futuro", que antes só víamos em filmes, está rondando nosso município. A convite de quem? Quanto a mim, posso afirmar não ter nenhuma apreciação por filmes de terror, nem de suspenses. Acredito que a população de Campos não está satisfeita em viver essas experiências tão reais. Onde estão as autoridades de nosso município que não se mobilizam, para junto com o governo estadual e federal buscarem uma solução para conter o crescimento desenfreado da violência em Campos?

Conferências sobre Segurança Pública tem ocorrido em Campos, porém se nessas conferências, não foram elaborados documentos no sentido de cobrar uma ação efetiva do Governo Municipal, mesmo que o debate tenha sido rico, de nada valerá.

Sabemos qual o cerne desta questão. Não podemos destinar ao tema uma visão simplista. As desigualdades sociais crescentes, a falta de oportunidades de emprego, o pouco investimento em educação, são fatores que colaboram para a violência crescente.

Campos vive uma situação atípica. Diante dos novos empreendimentos que chegam a região, absorve uma mão-de-obra que vem de fora, em detrimento dos trabalhadores locais, só que após a fase inicial, de construção, nem sempre esses trabalhadores retornam aos locais de origem, somando-se a massa de desempregados já existentes. Na fase posterior, a mão-de-obra especializada também vem de fora, pois os governantes envolvidos numa rede de intrigas, processos , denúncias e corrupção não se dedicam a aumentar a oferta de cursos especializados, a fim de oportunizar aos nossos jovens ocupar os novos postos de trabalho. Essas possivelmente são algumas das causas do aprofundamento da violência em Campos.

O povo campista precisa fazer uma reflexão sobre o que estamos vivendo em nosso município, a fim de promover uma grande mobilização para exigir as transformações que se fazem necessárias.

NÃO À VIOLÊNCIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário