sexta-feira, 10 de julho de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DOS VEREADORES SUPEROU A EXPECTATIVA ...

Enfim aconteceu a AUDIÊNCIA PÚBLICA na CÂMARA DOS VEREADORES, para tratar do tema EDUCAÇÃO.

A audiência foi presidida pelo Vereador Nelson Nahim, com participação da Comissão de Educação da Câmara, presidida pela Vereadora D.Penha, e tem na sua composição os Vereadores Renato Barbosa e Kelinho. Contou, ainda com as presenças dos Vereadores Jorge Rangel, Rogério Mattoso e Vieira Reis.

Representantes dos movimentos sociais, os Professores Fábio Siqueira e Graciete Santana, falaram respectivamente,ele pelo SEPE e,ela pela INTERSINDICAL.

O Conselho de Educação do Munícipio foi representado pela Sra Elvira e a Secretária de Educação, Auxiliadora Freitas, pela professora Rosângela do setor de Gestão da SMEC.

A pauta central da audiência foi ELEIÇÃO DIRETA PARA DIRETORES DE ESCOLA.

Após abertura dos trabalhos e composição da mesa, o Vereador Renato Barbosa iniciou falando sobre o projeto que tem como objeto a indicação ao executivo para a formação de uma comissão da SMEC e SEPE, para a discussão dos critérios a serem estabelecidos para eleição para diretor de escola.

Fábio Siqueira fala da importância da gestão democrática nas escolas, sendo requisito para a qualidade do ensino, o que foi endossado por Graciete que falou sobre a importãncia da democracia começar na escola, com a participação de toda a comunidade escolar. Falou ainda,aproveitando o momento de rico debate, sobre outros pontos da pauta de reivindicação da categoria, tais como a convocação de concursados de 2008, concurso para funcionários administrativos, construção de escolas e creches, além de reformas para aquelas que necessitam.

A representante da SMEC, reconheceu a debilidade das direções indicadas, que algumas delas apresentam posturas autoritárias e formação insuficiente para assumir o cargo .

O Presidente da Câmara, apresentou sensibilidade em relação ao assunto e afirmou defender as eleições para direção das escolas . Fez recomendação à SMEC,para a exoneração dos que não preenchem as exigências para o cargo de diretores.

A professora Mônica, de Santa Maria, fez uso da palavra e falou das dificuldades do cotidiano escolar. Defendeu a eleição para diretores.

Os demais vereadores presentes defenderam também o processo democrático nas escolas.

Renato Barbosa encerrou sua participação assumindo o compromisso de encaminhar o projeto logo após o fim do recesso parlamentar. Lembrou ainda, da necessidade de equiparação salarial dos pedagogos com os demais profissionais com cargo similar.

A audiência foi encerrada pelo presidente e todos saíram na expectativa de que o debate vá evoluir para a realização das propostas apresentadas.

ESPERAMOS QUE ISSO SEJA VERDADEIRO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário