sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Recua a intenção de consumo das famílias


Segundo matéria publicada nessa quinta pelo Correio Braziliense, "preocupados com o endividamento contraído ao longo dos últimos meses, os consumidores podem fazer o Natal de 2012 mais fraco do que o previsto por lojistas e governo". Confira no Olhar Comunista.

Segundo o diário, a intenção de consumo das famílias recuou diante do Natal - e do 13º salário... Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) sobre as residências com rendimento de até 10 salários mínimos, a retração ficou em 0,6%. Já entre os com renda superior, a retração atingiu 2,1%.
De acordo com economistas ligados à instituição, a antecipação de gastos com a aquisição de veículos e produtos de linha branca - que contaram com redução de impostos nos últimosm meses - pode ter comprometido o orçamento tradicionalmente destinado às compras de fim de ano.
O cenário, entretanto, pode ser ainda pior: dada a elevação do endividamento entre as famílias brasileiras, o índice de intenção de consumo pode representar já o início de esgotamento do modelo que tem feito o Brasil passar ao largo - com muita maquiagem, por assim dizer - das piores consequências da crise econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário