terça-feira, 2 de outubro de 2012

EM QUEM VOTAR PARA VEREADOR?

 Do Blog Reflexões...
Comentários da Blogueira: Excelente contribuição ao conturbado momento eleitoral em Campos

 Fui ao site do TRE, lá no DivulgaCand (aqui). Encontrei 623 candidatos APTOS. Clicando naquela cruzinha dentro do quadrado, exportei a listagem para uma planilha do EXCEL.(é automático).

Eliminando dados desnecessários:(colunas)

- nome completo

- situação (porque todos são deferidos)
- cargo (todos estão concorrendo a vereador)

- sexo (não importa se é homem ou mulher -> pelo menos pra mim)
- estado civil
- nacionalidade
- município de nascimento
- julgamento da prestação de contas (está em branco)
- resultado da eleição (ainda não temos -> está em branco)
- número do protocolo
- número do processo
- CNPJ da campanha

Aí eu já fiquei com NOVE colunas. 

Bem, como nao me senti representada pelos vereadores da atual legislatura, principalmente a cada vez que MAGAL levantava e MANDAVA que os vereadores da coligação dele votassem contra ou a favor a este ou aquele requerimento, sendo o exemplo mais marcante para mim foi no dia que queriam explicações a respeito do software da saúde onde um dos médicos, Dr Dante, gostaria de conhecer, mas como foi um pedido feito pela OPOSIÇÃO, o líder mandou eles votarem contrário....

Considerando que Garotinho está movendo as eleições de Campos da forma que ELE quer, ou seja, quer fazer maior número de vereadores na Câmara, eleger Mauro Silva como Presidente da Câmara e, este vai ficar como Prefeito até as próximas eleições... 

Considerando que não sou marionete, nem meu voto também é....

Aplico o filtro na planilha.

Vou classificar todos os candidatos dos 13 Partidos que compõem a Coligação dele.

Vou lá em sigla do Partido e, desmarco a opção selecionar tudo e vou selecionando e deletando os candidatos de cada um dos 13 Partidos. 

Por fim eu clico em vazias e excluo.

Só aí de 623 candidatos, a minha listagem já cai para 256 candidatos.

1º CRITÉRIO: EMPREGO!!

Bem, vereador precisa ter emprego, afinal é estar vereador por 4 anos. É mandato. Não é emprego.

Dá pra exercer mandato de vereador e continuar trabalhando. Renatinho Barbosa fazia isto, os médicos fazem isto!! 




VEREADOR PRECISA CONTINUAR 

TRABALHANDO PARA SUSTENTAR SUA 

FAMÍLIA, AFINAL O SUBSÍDIO É UMA 

AJUDA DE CUSTO PARA ELE EXERCER O 

MANDATO!

Vou lá em OCUPAÇÃO e, desmarco tudo e vejo quem informou que a profissão era VEREADOR e deleto. (fiquei surpresa com o que encontrei, sei que a pessoa tem profissão, mas se informou ao TRE que a profissão era vereador, está confundindo as coisas).

Ainda em OCUPAÇÃO marco a opção OUTROS e deleto todos.

Depois vou em vazias, e excluo as linhas. 

Marco em selecionar todas, e de 256 candidatos já caí para 140.

Encontro umas candidatas que declararam como profissão ser dona de casa, em sua maior parte mais novas do que eu, e, com ensino fundamental incompleto: será que elas estão querendo emprego? 

Na dúvida...Estudante/bolsista/estagiário? Ele não tem meios de subsistência. Está querendo emprego???

2º CRITÉRIO: GRAU DE INSTRUÇÃO

Não importa a profissão, mas ensino fundamental incompleto? Não terminou o primário gente, como vai entender a constituição, a lei orgânica do Município, o regimento interno da Câmara. Penso que o candidato deve ter no mínimo o ENSINO MÉDIO COMPLETO. 

Já estou com 95 candidatos.

Obs: Acabo de me lembrar que o exercício da advocacia é incompatível com o mandato de vereador, conforme Regimento Interno e Estatuto da OAB... deixa eu ver se tem algum advogado lá. => VEREADOR PRECISA TRABALHAR PARA SUSTENTAR FAMÍLIA 

Tinham 10.... minha lista agora está com 85 candidatos.

3º CRITÉRIO: IDADE

Se um excelente Ministro do STF teve aposentadoria compulsória porque atingiu 70 anos, por que tem candidato a vereador com mais de 70 anos? 

Não era 623 candidatos? Então, estou com 81. Agora vamos ver os nomes de quem eu conheço e a situação deles lá no TRE.  

Nota do Blog: Estes são alguns dos critérios que estabeleci para chegar a um nome. 

Agora é estudar vida pregressa do candidato: o que ele faz, o que já fez, como se relaciona com a comunidade, se ele é uma pessoa idônea, sem problemas com a Justiça, se conhece bem a cidade e seus problemas;

Estudar as propostas do candidato: se as propostas para solucionar os problemas da cidade são sérias e podem obter bom resultado; . Muitos não conhecem a função de um vereador e propõem fazer o que não podem, por ser papel do Executivo, como abrir novas ruas na cidade e asfaltar as já existentes;

Analise a vida partidária do candidato, se ele é fiel a um partido ou se costuma a mudar muito de legenda.  

Estudar quantos candidatos o Partido dele irá fazer...




Nenhum comentário:

Postar um comentário