segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CONVITE -IX SEMANA ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS -UENF

"MOVIMENTOS SOCIAIS NA PÓS CONSTITUIENTE"

Convidamos os diversos atores dos movimentos sociais de Campos dos Goytacazes, para participarem conosco da IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), cujo tema este ano será “Movimentos Sociais no contexto da pós-constituinte”, e ocorrerá entre os dias 9 e 13 de novembro de 2009. Aguardamos ansiosamente a participação de todos para a realização de um rico debate capaz de possibilitar trocas de experiências entre os movimentos sociais, a sociedade civil e o meio acadêmico.

Há duas décadas o Brasil comemorava o fim da ditadura militar, consumado na promulgação da Constituição de 88. Esperanças de democracia, liberdade e igualdade se renovavam para a nação ao término de um de seus períodos mais sombrios. Considerada a mais progressista de nossa história, a “Constituição Cidadã” lançava as bases para um novo tempo, marcado pelo sufrágio universal, liberdade de expressão e respeito à dignidade humana, sem distinção de cor ou credo.

Todavia a história dos anos seguintes demonstra que a constituição de 88 não foi capaz de garantir a esperança da nação. Vencida a ditadura militar, muitos obstáculos ainda permanecem nos mantendo distantes da soberania, da cidadania plena, da democracia. Nesse contexto ganha relevância o debate sobre as novas questões sociais e as possibilidades de superação das dificuldades. A questão fundiária, a favelização nos centros urbanos, o racismo e o preconceito – de gênero, de cor, de orientação sexual – a soberania nacional e a democracia popular, todas estas questões continuam atuais, bem como a discussão sobre que atores teriam condições para uma prática transformadora.

Em meio a escândalos políticos, seja no senado, nas câmaras ou nos congressos, renovam-se as esperanças nos Movimentos Sociais, como os atores competentes para um real debate de nossa sociedade. Nestes dias gostaríamos de conversar sobre estas questões tendo em vista a esperança democrática que, acreditamos, é o anseio de todo brasileiro.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora da IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário