quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A BANALIZAÇÃO DA VIDA

Há muito convivemos com notícias trágicas causadas pelas fortes chuvas em vários estados e municípios.

Na maioria das vezes as ocorrências se dão nos mesmos locais e, em outras novos cenários protagonizam as cenas de dor. Ao que parece, a cada ano as tragédias ganham dimensões maiores e, além das perdas materiais familias sofrem com a morte de entes queridos.

Os meios de comunicação, através dos noticiários, ultrapassam os limites do papel de informação e reprisam a todo instante as mazelas mais marcantes, do tipo melhores momentos da desgraça alheia.

Quanto aos governos, verbas astrômicas são liberadas para os municípios como se isso bastasse para minimizar os estragos causados, principalmente, pelo descaso em relação a políticas séries no setor da habitação, para a contenção de encostas, desassoreamento dos rios, etc.

Tanto quanto na área de saúde, há uma total banalização da vida também no momento de intempéries ocasionadas por fenômenos naturais.

Os 780 milhões liberados para a região serrana do Rio de Janeiro - Petrópolis, Teresópolis e Friburgo - atenderão mais aos interesses dos maus prefeitos que tem governado estes municípios até hoje do que sanar a dor de quem perdeu familiares e amigos. As estradas serão reconstruídas e, empresas lucrarão com isso. E quanto as vidas perdidas nas catástrofes?

Diz o adágio popular que é "melhor prevenir do que remediar" entretanto, aos maus governantes interessam "quanto pior melhor".

Seja como for,a realidade mostra como tem sido grande a omissão das autoridades eleitas pelo voto popular ao permitir que - ano após ano - a população fique exposta e vulnerável a riscos de morte, numa demonstração de total banalização da vida.

Um comentário:

  1. Deixo aqui meu repúdio a um bola oca que ,DESRESPEITOSAMENTE,se apropria, COMO SEMPRE, de um momento de dor alheia para fazer sua politquINHA de ataques descabidos.
    Ficou 8 anos no poder e para Campos deixa como feito um horrendo viaduto e para a sociedade como um todo o seu indiciamento como chefe de quadrilha.
    Até qdo a famiGlia se sustentará!?
    Uomini dònore , um pedido vai:Ilhas do pacífico em cia da Clara,Sívio de Abreu deixa!

    ResponderExcluir