sexta-feira, 1 de outubro de 2010

UNIVERSITÁRIOS INSISTEM EM DESAPROPRIAÇÃO DE IMÓVEL

MATÉRIA DO JORNAL O DIÁRIO NA EDIÇÃO DE HOJE

Universitários de três instituições se revezam para cuidar do imóvel

Mais de 30 estudantes da Instituto Federal Fluminense (IFF), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) continuam ocupando a casa abandonada na esquina das Ruas Visconde de Itaboraí e José do Patrocínio, no Parque Alzira Vargas, em Campos. Eles se revezam há quatro dias no imóvel e querem a desapropriação do espaço, que pode ser utilizado, de acordo com eles, para atividades culturais.

Segundo a estudante de geografia da UFF Mariane Melo, 21 anos, a casa estava abandonada há anos, servindo de espaço para usuários de drogas e esconderijo de assaltantes. “Aqui hoje é proibida entrada de bebida alcoólica e drogas”, afirmou. Ela contou que das 22h às 9h, de três a quatro estudantes se revezam para fazer a ronda de uma em uma hora. “Aqui dentro tudo é disciplinado e a entrada do pessoal é controlada por medidas de segurança. Tarefas como limpeza e alimentação são dividas”, comentou. Mariane esclareceu que os alimentos, botijão e fogão foram doados por moradores da redondeza e professores das universidades.

Também aluno da UFF, Hermes Oliveira, 34, falou das dificuldades que muitos estudantes passam quando ingressam nas instituições de ensino superior em Campos. “Tem aluno que foi despejado de república porque não teve condições de pagar as mensalidades. E nenhuma instituição tem um alojamento para receber esses estudantes. Por isso estamos aqui na casa, reivindicando que esse espaço seja utilizado para a passagem dos estudantes que, na maioria dos casos, enfrentam dificuldades”, disse Hermes, acrescentando que a casa não está aberta também aos alunos de faculdades particulares.

Vereadora é procurada para intermediação

A vereadora Odisséia Carvalho (PT) informou, na sessão da última terça-feira (28), que foi procurada por uma comitiva de estudantes das três instituições, que lhe entregaram uma pauta de reivindicações que será encaminhada ao prefeito em exercício, Nelson Nahim. Entre as sugestões para a casa estão: construção de alojamento ou casa de passagem, restaurante /bandejão com preços acessíveis aos estudantes, espaço para diretório ou centro acadêmico, espaço cultural ou transformação das instalações para um curso pré-vestibular municipal, no intuito de preparar os jovens do município para o ingresso nas faculdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário