sábado, 23 de outubro de 2010

NOTA DA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL SOBRE O SEGUNDO TURNO

Aos militantes do PCB

O documento do CC (“Derrotar Serra nas urnas e depois Dilma nas ruas”) teve uma excelente aceitação, de forma majoritária, entre nossa militância, amigos e simpatizantes e setores da esquerda em geral. Sua divulgação foi uma das de maior alcance, dentre os documentos expedidos pelo Partido, extrapolando as fronteiras do nosso país.

A fim de esclarecer alguns poucos militantes e amigos que – apesar da clareza do texto – interpretam a orientação como se fosse no sentido do voto nulo, deixamos claro que a decisão do CC é no sentido do VOTO CRÍTICO em Dilma, única forma de “derrotar Serra nas urnas”.

Por outro lado, queremos chamar a atenção para o fato de o CC ter decidido também que não participaremos da campanha da candidata e nos manteremos na oposição, independente do resultado. Isto implica em não participar de manifestos e eventos organizados por forças governistas e que têm como eixo a defesa do governo Lula e o apoio eleitoral acrítico à Dilma e, portanto, ao seu eventual governo.

A CPN está tentando articular um manifesto nacional diferenciado, dos setores de esquerda que divergem do governo Lula e se opõem a ele, mas que votarão criticamente em Dilma, para derrotar Serra, sem qualquer ilusão no futuro governo, como a nota do CC também deixa claro.

Os Comitês Regionais devem procurar, no âmbito dos Estados, a interação desses setores para possíveis iniciativas unitárias.

Estas articulações podem jogar importante papel na criação de um ambiente político favorável à frente anticapitalista e anti-imperialista. Mas, para isso, é fundamental que respeitemos a legitimidade da decisão daqueles setores e individualidades que optaram pelo voto nulo.

Comissão Política Nacional

18 de outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário