quarta-feira, 20 de outubro de 2010

FÓRUM DE EDUCAÇÃO PROMOVIDO PELO SEPE

Após dias de trabalho intenso na organização do Fórum de Educação promovido pelo SEPE Campos, junto com Tânia Mara, Claudiana, Sandrelene e Amaro Sérgio, finalmente consigo um tempo para dar as informações sobre o mesmo, já experimentando o doce sabor do dever cumprido.

O Fórum cujo tema é GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA,teve início hoje pela manhã, na Faculdade de Direito de Campos, com a execução do Hino Nacional por componentes de uma Banda de Fanfarra, e em seguida a execução do belo Hino à Campos dos Goytacazes.

Num segundo momento houve a apresentação cultural de Laysa Lisa que ofereceu momentos de pura descontração.

O ciclo de palestras foi iniciado pelo Mestre em História e Doutor em Comunicação Social pela UFRJ Professor Hiran Roedel, que fez a contextualização histórica da inserção da escola no Brasil do período da colonização, passando pelo período da Independência do Brasil e advento da República, onde desde então a educação estava focada na elite dominante. Com esta tragetória a escola chega ao secúlo XX trazendo o seu caráter elitista onde as camadas populares permanecem excluídas do processo de construção do currículo e vítímas de uma educação em que a sua realidade não está inserida. Daí o caráter antidemocrático da escola que sequer admite a escolha direta dos seus diretores.

Após a explanação, o Profesor Hiran ouviu cinco intervenções após as quais fez suas considerações finais.

Parada para o almoço no Apaloosa ,pela proximidade geográfica da FDC. Na parte da tarde tivemos a palestra de Emanuelle que tratou diretamente sobre o tema Gestão Democrática e de forma didática facilitou a compreensão de todos os presentes. Depois disso foi a vez de Dr.Alexandre(advogado do SEPE), passar algumas informações jurídicas sobre o que está sendo conversado na Secretaria de Administração e diretamente com o prefeito Nahin.

Para fechar o primeiro dia do Fórum tivemos a presença do músico Fabinho que contagiou a todos com seu rico repertório.

Enfim, na minha avaliação, foi um suceso.

Parabéns para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário