sexta-feira, 15 de junho de 2012

Trabalho infantil, mais uma vergonha para o Brasil


imagem


Olhar Comunista desta quarta-feira retrata a divulgação de que o trabalho infantil atinge 3,9 milhões de meninos e meninas no Brasil.
No Dia de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado ontem(12/06), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou que entre 2000 e 2010, houve aumento de 699.194 para 710.140 vítimas de trabalho infantil (alta de 1,56%) na faixa etária de 10 a 13 anos, para a qual a legislação federal proíbe o trabalho sob qualquer hipótese.
Numa amostra do que é a desigualdade sob o regime capitalista, o Distrito Federal, unidade da federação com maior rendimento per capita do país, também foi o "campeão" desse ranking da vergonha, com salto de 179,4% nos casos.
"Podem dizer que 1,56% é estatisticamente pouco. Mas não estamos falando de estatísticas, e sim de vidas, de 10.946 casos a mais de trabalho infantil em relação a 2000 em uma faixa etária inadmissível, até os 13 anos", comentou a coordenadora do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Oliveira, para quem o Bolsa Família tem "acobertado" o problema.
"Nosso programa de transferência de renda, tão aplaudido internacionalmente, exige a matrícula, mas falha ao atestar a frequência escolar e o resultado dos alunos. O governo federal se nega a passar dados sobre o tema, então quero que me provem que estamos errados", afirmou.
Infelizmente, este Olhar também crê que vocês não estejam, Isa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário