domingo, 17 de junho de 2012

Está no ar a página da Fundação Dinarco Reis



imagemCrédito: FDR


Está no ar a página da Fundação Dinarco Reis, no sítio http://pcb.org.br/fdr/, para servir como instrumento de trabalho na formação política e teórica da militância do PCB e também como fonte de pesquisa sobre documentos, textos e materiais diversos no campo do pensamento marxista e da História do Partido Comunista Brasileiro e do movimento comunista internacional. Contamos com a colaboração da militância comunista e dos inúmeros amigos do PCB Brasil afora, para reunirmos o acervo necessário composto de artigos, documentos históricos digitalizados, fotos, entrevistas e materiais diversos, a fim de fazer da página da FDR uma ferramenta sempre atualizada e dinâmica a serviço da propaganda política, teórica e ideológica em prol da luta anticapitalista e das ideias comunistas no Brasil.
Sob coordenação das Secretarias Nacionais de Formação Política e de Comunicação do PCB, a página está dividida nas seguintes seções:
Em Memória PCB, serão disponibilizados textos e material iconográfico sobre a trajetória do PCB e de militantes históricos nos diversos estados e municípios do Brasil, assim como dos dirigentes nacionais comunistas. Pretendemos, neste espaço, divulgar a história dos grandes personagens individuais e coletivos na luta pelas liberdades democráticas, pelo socialismo e o comunismo em nosso país.
Na Seção História do PCB, estamos reunindo documentos políticos produzidos pelo Partido Comunista Brasileiro ao longo de sua história: teses e resoluções congressuais, matérias de conferências, debates internos, manifestos, notas políticas, etc. Destacamos, agora, a divulgação de artigo publicado no Jornal A Voz Operária(edição de 15/08/1953) sobre a Conferência da Mantiqueira (responsável pela reorganização do PCB no início dos anos 1940) e de toda a Tribuna de Debates para o V Congresso do Partido, publicada no Jornal Novos Rumos em 1960, momento em que se reafirmava a linha política desenhada pela Declaração de Março de 1958.
PCB 90 Anos pretende reunir os principais registros das comemorações em torno do nonagésimo aniversário do nosso Partido ao longo deste ano de 2012 em todos os cantos do Brasil, além dos documentos partidários produzidos para esta data histórica. Já em Reconstrução Revolucionária serão divulgados os discursos, panfletos, vídeos e outros materiais que registram os embates dos comunistas revolucionários contra a tentativa de liquidação do PCB, em 1992 e nos anos subsequentes. E por falar em PCB, por sua vez, reúne artigos, monografias, teses e dissertações sobre a história do Partido Comunista Brasileiro e de seus dirigentes.
A Seção Temas em Debate pretende ser um espaço aberto para o debate de ideias no interior do pensamento marxista, por meio de artigos que polemizem ou analisem, de maneira diferenciada e mesmo complementar, assuntos de relevância teórica, histórica ou conjuntural para as lutas contemporâneas. Por ora, estão disponíveis textos (sempre duas visões diferentes, não necessariamente opostas) sobre a Declaração de Março de 1958 (Anita Prestes e Ricardo Costa), a luta ideológica dos comunistas nos dias atuais (Néstor Kohan e Edmílson Costa) e o caráter destrutivo e expropriador do capitalismo contemporâneo (Virgínia Fontes e José Paulo Netto).
Como parte importante do trabalho de formação política e teórica da militância do PCB e dos lutadores sociais brasileiros, complementando a Seção Formação Política(que inclui os já conhecidos materiais da página oficial do PCB: Para Conhecer o PCB, Iniciação Partidária, Formação Básica e Clássicos do Marxismo), emBiblioteca Comunista estão disponíveis textos produzidos pelas grandes lideranças do movimento comunista internacional e por personagens históricas do comunismo no Brasil, na análise dos mais variados temas de cunho teórico e político-ideológico e na abordagem de grandes acontecimentos históricos. Contribuindo também com o trabalho permanente de formação, na Seção Artigos reunimos textos de camaradas que introduzem obras clássicas dos grandes autores do marxismo: Marx, Engels, Lênin, Gramsci, Lukács, Rosa Luxemburgo e outros.
A Seção de Cultura faz ligação direta com o Blog do Coletivo Cultural Rosa do Povo, verdadeira rede de ativistas e agitadores culturais comunistas em ação no Brasil e no mundo, com seus poemas, manifestos, textos, vídeos e as mais variadas produções revolucionárias no campo da arte e da cultura. Em Notícias divulgaremos sempre os eventos políticos e culturais que contribuem para a difusão do pensamento crítico e revolucionário: palestras, debates, mesas redondas, lançamentos de livros, filmes, exposições, etc. Por fim, apresentamos o perfil da Fundação Dinarco Reis emFDR e a biografia do histórico militante comunista Dinarco Reis, que dá nome à Fundação de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais do Partido Comunista Brasileiro.
Solicitamos dos militantes e amigos do PCB que encaminhem seus comentários, sugestões, críticas sobre a página da FDR, além de colaborar com o envio de documentos históricos, textos e materiais.
Saudações comunistas,
Secretarias Nacionais de Formação Política e de Comunicação – Comitê Central do PCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário