Por William Alexandre*
No último sábado, dia 16 de junho, o Grupo de Trabalho de Universidade Popular realizou o debate Universidade Popular, sustentabilidade e possibilidades de transformação, na Cúpula dos Povos. A atividade contou com a presença dos professores da UFRJ Eduardo Serra, da Engenharia Ambiental e Mauro Iasi, do Serviço Social e presidente da ADUFRJ.
Foram discutidas, entre outras questões, os limites da chamada “Economia Verde”, modelo de desenvolvimento defendido pela maioria dos países que compõem a Rio+20, a greve nas Universidades e seu compromisso na defesa da universidade pública. Os mais de 150 presentes assistiram a um excelente debate, e o engrandeceram ainda mais com ótimas intervenções.
O Primeiro Seminário Nacional de Universidade Popular, realizado no ano passado em Porto Alegre, vem norteando ações como essa, de forma a tornar cada vez mais sólido esse projeto de uma universidade que atenda as reais necessidade e anseios da classe trabalhadora. Não podemos admitir que a universidade se resuma a formar trabalhadores para o mercado, e que ela sirva apenas aos interesses do Capital.
A UJC não está sozinha nessa luta e estiveram presentes ao debate várias representações, como da Executiva Nacional de Nutrição, a ENESSO(serviço social), os DCE`s da UFF,UFRRJ,UEM,o Grêmio do Colégio Pedro II, além de representantes dos Comando de greve unificados de diversas universidades .Além da participação cultural do Bonde da Cultura, que de maneira absolutamente generosa nos brindou com um Rap Combativo de altíssima qualidade, abrindo e encerrando o debate.
São espaços assim que nos fazem renovar as esperanças e ter a certeza de que trilhamos o caminho certo. A Universidade está aí para ser disputada e nós para mostrar que não nos rendemos sem luta. A unidade entre os mais diversos setores na luta por um outro projeto de educação como vem se forjando nas greves das federais é um bom exemplo de luta por uma universidade popular: CRIAR,CRIAR,UNIVERSIDADE POPULAR!!!
*Estudante de História da UFF e militante da UJC