quinta-feira, 17 de maio de 2012

O esgoto a céu aberto,iluminado e florido:puro deboche com a população campista

do Blog URGENTE
por Vítor Menezes


A obra síntese do governo Rosinha


Foto: Gerson Gomes - Divulgação PMCG


Com a proximidade das eleições municipais, começarão os balanços de governos e os ataques e defesas comuns à disputa iminente. Às vezes por estar muito ocupado, às vezes por estar muito enfadado, tenho comentado pouco aqui no blog questões locais — na verdade, tenho comentado pouco quaisquer questões.

Mas, caminhando hoje pela avenida José Alves de Azevedo, me dei conta do quanto a obra da chamada Beira Valão pode ser tomada como uma espécie de síntese do atual governo municipal, tanto nos seus erros quanto nos seus acertos.

Assim como neste projeto, o governo cuida, em geral, melhor do paisagismo do que das questões estruturantes e de planejamento. As flores e os arcos melhoraram muito o aspecto do canal, mas a água podre continua a correr em seu leito.

Assim como neste projeto, a política para o ciclista é inexistente, e aquela faixa sobre a calçada, que chamaram de ciclovia, revela mais o desleixo com este tipo de transporte do que uma possível preocupação.

Assim como neste projeto, a transparência nos gastos municipais continua a ser um sonho distante, como qualquer cidadão pode conferir em uma visita ao “Portal da Transparência”, com suas enigmáticas rubricas como “Obras e instalações”, ou “Outros serviços de terceiros”.

Assim como neste projeto, a história e a cultura do município não são prioridade do governo. A obra em nada faz referência à importância histórica do local e nem um mísero monumento ou memorial foi previsto pelos arquitetos.

Mas, assim como neste projeto, o pouco que se fez deverá parecer muito aos olhos de uma população que experimentou dias em que mal havia prefeitura para se cobrar algo, tamanho o abandono. Isso será suficiente para reeleger a prefeita com tranquilidade, caso não ocorra alguma daquelas tradicionais intempéries judiciais. Bastará comparar a Beira Valão atual com a Beira Valão dos recentes governos anteriores.

Um comentário:

  1. Gostariamos de saber se juridicamente a linda prefeita rosinha contratação, pode abrir contrato sendo que está aberto concurso público?? podemos acionar o Ministério Público??? como fazer???? temos que dar um basta enquanto está no começo da contratação, pois depois não terá vagas para os concursados e só para os contratados.

    ResponderExcluir