sábado, 12 de maio de 2012

Comunicado Conjunto – União da Juventude Comunista (Brasil) e Liga da Juventude Comunista (México)


imagemimagemCrédito: LJC


Internacionalizando a Luta

Comunicado Conjunto – União da Juventude Comunista (Brasil) e Liga da Juventude Comunista (México)
A União da Juventude Comunista (Brasil) e a Liga da Juventude Comunista (México) reunidas em Bogotá-Colômbia, durante as históricas atividades do movimento político e social Marcha Patriótica, reiteram a importância do estreitamento político e ideológico entre as nossas organizações. Por isso declaramos:
1-Com o agravamento da crise estrutural do capitalismo, o imperialismo torna-se cada vez mais agressivo. No mundo capitalista de hoje, há uma tendência a intensificação a bárbaros ataques contra os povos, inclusive com agressões militares , precarização da força de trabalho, aumento da repressão às formas de luta e resistência popular, etc. Em sua fase mais parasitaria e reacionária o capital conduz os seus regimes para cancelar direitos políticos, sociais e trabalhistas. Neste cenário não há mais espaço para ilusões reformistas e conciliatórias entre os comunistas, as contradições entre o capital-trabalho tendem a se acelerar inclusive entre a juventude.
2-Objetivamente identificamos similaridades entre os nossos países na ação juvenil, no bojo das experiências de lutas que travamos por mais direitos e melhores condições de vida para juventude ressaltamos a impossibilidade de resolução dos problemas estruturais, econômicos, sociais e culturais para a juventude sob perspectiva do capital.Avançar em conquistas para a juventude e trabalhadores hoje são viáveis apenas em uma tática imediata de luta anticapitalista e anti-imperialista, sem conciliação com a burguesia.
3-Defendemos a unidade e a intensificação da articulação entre as organizações juvenis comunistas e revolucionárias, assim como o fortalecimento massivo e antimperialista da FMJD. Neste sentido, propomos a intensificação de algumas campanhas temáticas em nosso continente:
-A retirada de todas as tropas estrangeiras do Haiti e sua substituição por profissionais que possam contribuir para a reconstrução do país;
-A defesa da revolução bolivariana enquanto um processo de protagonismo das forças populares e anti-imperialista;
-A solidariedade a todas as formas de luta na Colômbia, saudamos e prestamos a total solidariedade militante ao novo e massivo movimento político e social colombiano: Marcha Patriótica.
4-Por fim, declaramos a extrema vontade das organizações em aprofundar intercâmbios políticos na formação política de nossos militantes. A unidade entre a teoria e a prática revolucionária também fazem parte da relação entre nossas organizações.
Viva o Internacionalismo Proletário!
Socialismo-comunismo ou barbárie!
Coordenação Nacional da UJC (Brasil) e Liga da Juventude Comunista (México)
Bogotá, 23 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário