sábado, 5 de maio de 2012

Sobre os juros

imagem


O Olhar comunista dessa sexta destaca todo o debate presente na imprensa e governo sobre a política de juros no país, que estaria sofrendo uma "mutação" com as últimas medidas do Palácio do Planalto.


Um olhar mais desatento aos últimos acontecimentos poderia nos levar a crer que mudanças substanciais estão ocorrendo na política econômica do governo. Algo tão falso como nota de três. todo o estardalhaço presente na mídia é, na verdade, reflexo de uma burguesia visceralmente protetora de cada centavo espoliado dos trabalhadores e cofres públicos.
Não observamos nenhuma mudança na política fiscal do governo, muito menos na de câmbio. Nos últimos dias, por exemplo, o governo anunciou mudanças na alíquota de Imposto de Renda para lucros. Sobre a "renda" do trabalho, nenhuma benesse. Os superávits primários batem recorde atrás de recorde. O real, assim como a maioria das moedas do mundo, é refém da política determinada pelo Fed norte-americano.
Não é de se estranhar a quantidade - e qualidade - das matérias presentes na grande imprensa. Sanguessugas dos cofres do Estado, afinal de contas, têm todo o interesse do mundo na manutenção da taxa básica de juros em níveis estratoféricos - o que lhes garante ganhos maiores com os papéis da dívida pública.
Daí às insinuações, por parte dos defensores do governo, de que se está operando uma transformação qualitativa na condução da economia brasileira por parte do Executivo vai uma distância tremenda - a mesma que pode relançar no dia-a-dia dos trabalhadores o comprometimento de suas rendas com parcelas a perder de vista para a aquisição de bens de consumo. A burguesia, caros leitores, continua ganhando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário