quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Militantes de diversas entidades fazem manifestação na Usina Cambaíba, em Campos

 

 Jornal on line TERCEIRA VIA

Campos e Região


Data: 16/08/2012 - 15:42:01

Militantes de diversas entidades fazem manifestação na Usina Cambaíba, em Campos

Cerca de 100 pessoas levaram flores e cruzes para simbolizar os incinerados no local, na tarde desta quinta-feira

Representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e de outras organizações fazem uma manifestação, na tarde desta quinta-feira (16 de agosto), em frente à Usina de Cambaíba, com o objetivo de homenagear os dez incinerados na usina, na época da ditadura militar.

De acordo com Marcelo Durão, um dos manifestantes, cerca de 100 pessoas de diferentes cidades do Estado vieram a Campos para chamar atenção da sociedade e pedir que os responsáveis sejam punidos.

"Além de dezenas de representante do MST, reunimos militantes do PCB, PSOL, UJC e outros órgãos da sociedade civil organizada para que a justiça seja feita. Sabemos que, nestes casos, a justiça caminha a passos lentos, por isso estamos aqui, resgatando esta triste história para que ela não se perca e caia no esquecimento da população. Os mortos eram seres humanos. Tinham direitos e deveres, como todos”, afirma.

Segundo a manifestante Graciete Santana, o ato conjunto também reivindica a desapropriação das terras da Usina Cambaíba, além da reforma agrária. “Este é um espaço que é nosso. Portanto, a justiça tem que olhar com mais atenção para este fato que, infelizmente, entrou para a história da cidade. As terras da Usina Cambaíba tem que serem distribuídas e aproveitadas com mais justiça”, relata.

Flores e cruzes foram usadas pelos manifestantes como forma simbólica de chamar atenção da sociedade campista. “Muitas pessoas que nasceram e cresceram em Campos não sabem absolutamente nada do que aconteceu aqui. O fato é que dez pessoas foram cruelmente assassinadas pela burguesia campista, que à época eram os usineiros”, denuncia.

As denúncias, que foram relatadas no livro Memórias de uma Guerra Suja sobre supostas incinerações na Usina Cambaíba, ganharam mais notoriedade após o ex-delegado do Dops, Cláudio Guerra, dizer a Comissão da Verdade que incinerou corpos no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário