sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dia de vistoria e caminhadas

Jornal Folha da Manhã

Oficialmente iniciada há 28 dias, a campanha eleitoral segue com os candidatos em caminhadas,  lançamentos das candidaturas a vereador, nas reuniões que se repetem pelos quatro cantos do município. Ontem, o candidato a prefeito de oposição Erik Schunk (PSOL) mais uma vez realizou uma visita de fiscalização. Dessa vez, o candidato do PSOL foi a Goiaba, localidade de Tocos, fazer a denúncia do fechamento da EM Benedito Ribeiro Venâncio. A escola está lacrada, com um cadeado no portão, nenhuma placa de identificação e aparenta pintura recente.

Ao todo, 12 escolas municipais da área rural foram fechadas no ano de 2010, fato que rendeu o Inquérito Civil Público nº 106/10 de 06/04/10 provocado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE) ao MPE. Segundo a secretária municipal de Educação, Joilza Abreu, as escolas desativadas na zona rural tinham menos de 10 alunos que foram encaminhados para outras unidades escolares.

— As escolas desativadas podem ser reabertas pela prefeitura no momento que tiver demanda — completou a secretária.
Para Erik Schunk passados dois anos nada foi feito. “O argumento de poucos alunos não justifica o fechamento da escola. Pelo contrário, é uma lógica industrial aplicada à área do ensino, um despropósito. É penalizar quem mais necessita de uma relação favorável. A escola tem que estar perto da criança e não o inverso, ainda mais no campo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário