quinta-feira, 26 de abril de 2012

ECOS DA FRANÇA



imagem

Nesta segunda, o Olhar Comunista destaca os resultados do primeiro turno das eleições francesas, com a derrota do presidente Nicolas Sarkozy e a maior votação da extrema-direita.


No primeiro turno, o candidato do Partido “Socialista” (PS), François Hollande, bateu o atual presidente Nicolas Sarkozy por 28,8% a 26,1%. Embora as diferenças entre as duas candidaturas não sejam de fundo no que se refere às medidas econômicas para lidar com a crise econômica - nenhuma se   propõe a lutar contra o capitalismo em si -, alguns itens, como imigração e multiculturalismo e mesmo os questionamentos de Hollande quanto ao futuro do Euro podem se tornar explosivos na agenda pública do país até 6 de maio, quando ocorre o segundo turno, devido à votação da candidata de extrema-direita Marine Le Pen, líder da Frente Nacional (FN), que recebeu 18,5% dos votos.
Não à toa, Sarkozy já está dando uma guinada mais à direita, como se pode perceber em seu discurso pós-divulgação dos resultados: “As pessoas expressaram um voto de crise que dá testemunho de suas preocupações, seu sofrimento e sua ansiedade em face do novo mundo que está se formando. Esta eleição é sobre o respeito às nossas fronteiras, os controles à imigração e a valorização do trabalho e da segurança. Neste mundo que muda tão rapidamente, a preocupação das pessoas sobre a preservação de seu modo de vida é a questão central desta eleição”.
Já Hollande, sem fazer qualquer Autocríticas sobre a condução governamental neoliberal da gestão Jospin, acusou o atual presidente de ser responsável pela alta votação da FN e lembrou que mesmo nas eleições de 2002, quando a extrema-direita alcançou o segundo turno deixando o candidato socialista Lionel Jospin de fora, o partido nunca havia obtido tantos voto

Nenhum comentário:

Postar um comentário