quinta-feira, 5 de maio de 2011

QUEM FISCALIZA A PÁTIO NORTE?

A Folha de hoje (matéria publicada abaixo) traz uma reportagem sobre o cerco da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e DETRAN do Rio aos veículos emplacados em outro estado cujos proprietários devem comprovar residência. Com isso, os carros apreendidos vão - nada mais nada menos - para a Pátio Norte de onde só serão retirados - mesmo sanadas as irregularidades apontadas - após o pagamento de taxas diárias, impossibilitando muitas das vezes o proprietário de reaver o seu veículo que, em tempo record é levado à leilão.

Combater irregularidades é justo entretanto, veículos com emplacamento em outro estado da federação é um ABUSO. Porque estas instituições repressoras não tratam da cerne da questão , já que o alto valor cobrado pelo IPVA no âmbito do Estado do Rio de Janeiro é o responsável pela evasão de divisas?

Por outro lado, estes entes estão contribuindo para lesar o cidadão ao enviar seu veículo para a Pátio Norte da qual não se tem notícias de quem fiscaliza este "bom negócio" que cresce a olhos vistos com ajuda do governo estadual.

O emplacamento de carros no Espírito Santo teve início na gestão do governo dos "garotinhos" que estabeleram valores impraticáveis aos proprietários de automóveis, em sua maioria trabalhadores que adquiriram seus veículos automotores às custas de grande sacrifício.

Onde estão os deputados estaduais que não levantam este debate na ALERJ e, negociam com o governador Sérgio Cabral a revisão dos valores cobrados no IPVA?

Além disso, os mesmos que instituiram o valor exorbitante do IPVA hoje disponibilizam linhas de transporte coletivos no município à empresas de outro estado para atender a demanda da população. É o caso da Itapemirim (ES) que hoje faz a linha Campos-Farol.

As contradições são tantas que chega ao absurdo. Penso que o MPE deveria se manifestar e, o povo se mobilizar contra estes abusos.



Jornal Folha da Manhã dia 05/05/11

Mais uma operação do Detran em Campos

Leonardo BerengerOs agentes do Detran estão fiscalizando veículos com IPVA atrasado e Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), vencidas suspensas ou cassadas nesta quinta-feira. A blitz está sendo realizada na ponte da Lapa.

Os veículos apreendidos estão sendo encaminhados para o depósito da Pátio Norte e só poderão ser retirados mediante pagamento de débitos de IPVA, multas, taxa do reboque e diárias do pátio, além da apresentação, por parte do proprietário, de cópias e originais de documentos como: Certificado de Registro de Veículo (CRV), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), documento de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), ofício de liberação do veículo, a ser retirado no CIRETRAN, além do comprovante de pagamento das despesas de estada e reboque, retirado no próprio depósito.

Ontem em uma operação de Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e agentes do Detran do Rio, 79 veículos ao todo, entre carros, motos e um ônibus, foram apreendidos, além de 90 multas aplicadas e sete CNH’s recolhidas.

Um comentário:

  1. e gostaria de saber por que o detran nos seus carros tem placa do parana ,isso tambem e contra lei ou nos temos que fazer vista grossa

    ResponderExcluir