terça-feira, 10 de maio de 2011

A EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM CRISE


Os professores da rede municipal de Campos sofrem cada vez mais com a intransigência do governo municipal em não cumprir a Lei aprovada em dezembro de 2009 na Câmara sobre as eleições diretas para diretores de escolas.

Tem sido crescente o número de casos de assédio moral dos diretores indicados em relação à professores e funcionários.

O Gestor é o sujeito que, além de administrar a escola deve administrar os conflitos no interior da unidade escolar entretanto, ocorrências mostram que este - muitas das vezes - tem cumprido o triste papel de acirramento dos conflitos, colocando uns contra os outros levando professores a exposição extrema.

Digo isso porque, somente esta semana o SEPE recebeu várias denúncias neste sentido. Numa situação o professor está respondendo processo administrativo e, impedido de realizar o seu trabalho cumpre carga horária ociosa na escola enquanto os alunos ficam privados de suas aulas. Noutra, o diretor perseguidor forneceu dados e documentos a fim de incitar o pai de uma aluna a denunciar a professora na Justiça com argumentos caluniosos.

Além disso, existem escolas acéfalas onde por falta de diretores os auxiliares de secretaria são obrigados a responder pela UA.

Sem contar com as sucessivas nomeações e exonerações de diretores. Alguns por falta de competência, outros por nepotismo.

Com a crise instalada o correto é cumprir o quanto antes a Lei que orienta eleições de diretores em todas as escolas municipais e ponto. Esta é a única saída para devolver autonomia e equilibrio ao ambiente escolar e, garantir à Secretária de Educação uma tranquilidade para realizar a tarefa para a qual foi designada.

Ou é isso ou a crise tende a crescer comprometendo a Educação como um todo.

3 comentários:

  1. Quero ver a nota do IDEB, PELO MEC , prova BRASIL... coitado dos alunos!! e DO BRASIL? Até ANALFA E BETA NA FRENTE DA EDUCAÇÃO? como o que, mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Quer ver a realidade da ótima educação do "pobre" município do interior fluminense?! O distrito de Morangaba em Campos, possui características suntuosas desta realidade, alunos evadido por não suportarem as condições da estrada e o tempo de viagem (em média duas horas) todos os estudantes acordam as quatro e meia da manhã para saírem as cinco horas e retornar as quinzes horas, isso quando não chove claro! Na localidade de Mocotó há 04 adolescentes sem estudar porque o transporte escolar não vai até a localidade buscá-los para levá-los para o centro da cidade. Não há escolas municipais com as séries finais, portanto a maioria para na antiga 4ª série. Muitos optam por trabalhar nas fazendas em função da descontinuidade dos estudos ofertados pela SMEC, enfim são muitos os problemas da Educação de todos, do governo popular de quem sabe fazer educação.

    ResponderExcluir
  3. DO JEITO QUE VAI A educação de Campos , vai ter que fazer um HOSPITAL PARA OS PROFESSORES , POIS MUITOS ESTÃO DOENTES , SEM CONDIÇÕES DE DAR AULAS COM A EDUCAÇÃO ABANDONADA, QUE É SÓ POLITICAGEM!

    ResponderExcluir