domingo, 1 de agosto de 2010

QUEM USOU CARGO PARA ENRIQUECER NÃO MERECE VOTO, DIZ PRESIDENTE DO TSE


Ricardo Lewandovski fez pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV.
Ministro recomendou que eleitor avalie a vida do candidato antes de votar.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

Presidente do TSE faz pronunciamento sobre as eleições gerais de outubro Presidente do TSE faz pronunciamento em cadeia
nacional de rádio e televisão. (Foto: Divulgação)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandovski, fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão neste sábado (31) pedindo que o eleitor avalie a vida do candidato antes de votar. Ele criticou políticos que usaram cargos para "enriquecer" ou se "perpetuar no poder".

"Aqueles que, no passado, usaram os cargos públicos apenas para enriquecer ou se perpetuar no poder não merecem o seu voto", disse Lewandovski.

O ministro pediu que os eleitores avaliem a vida dos candidatos e verifiquem se eles já fizeram "algo de bom". Lewandovski atacou ainda "promessas vazias" ou "propaganda enganosa" de candidatos e a troca de voto por vantagem pessoal.

"Analise a vida dos candidatos, verifique se eles já fizeram algo de bom em benefício da sociedade. Não se deixe iludir por promessas vazias ou publicidade enganosa; não troque o seu sagrado direito de votar por alguma vantagem pessoal ou para alguém que lhe é próximo. O bem-estar da coletividade não tem preço", afirmou.

Lewandovski definiu o ato de votar como uma "oportunidade" de "ajudar a construir o próprio destino e o futuro do Brasil". Ele recomendou que os eleitores discutam as propostas dos candidatos com familiarez, vizinhos e amigos.

O ministro concluiu o pronunciamento afirmando que a democracia faz com que a soberania seja exercida pela população. "Antigamente, o soberano, aquele que mandava, era o rei ou o monarca. Hoje, nos países democráticos, a soberania é exercida exclusivamente pelo povo, pelo conjunto dos cidadãos. É grande, portanto, a nossa responsabilidade no momento de votar. Vamos nos aprontar para escolher os candidatos com os melhores antecedentes e que estejam efetivamente comprometidos com o bem comum".

Nenhum comentário:

Postar um comentário