quarta-feira, 11 de agosto de 2010

ÌNDICE DE VALORES HUMANOS MEDE DESENVOLVIMENTO

Indicador novo avalia satisfação de brasileiros com educação, saúde e trabalho. Brasil tem nota 0,59, em escala de 0 a 1

Renata Camargo

O Programa nas Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou nesta terça-feira (10) um novo índice para medir o desenvolvimento no Brasil. O Índice de Valores Humanos (IVH), indicador inédito no mundo, vai mostrar a satisfação dos brasileiros em relação à saúde, educação e trabalho. A iniciativa segue na mesma linha da proposta de emenda à Constituição que pretende incluir na Carta Maior o direito à felicidade. Numa escala de 0 a 1, o Brasil obteve um IVH de 0,59.

“Formalmente o índice de valores e o índice de felicidade não têm nada a ver. Mas a gente faz parte do mesmo movimento de pensar no desenvolvimento humano com qualidade. Há vários pontos em comum: a ideia de pensar os processos, de envolver as pessoas, de pensar multidimensionalmente. Essa busca por qualidade é sinal do tempo que a gente está vivendo”, disse o coordenador do Relatório do Desenvolvimento Humano (RDH) brasileiro, Flávio Comim, responsável pelo IVH.

Leia mais sobre a PEC da Felicidade

Para Comim, a mensagem principal do relatório do IVH é que políticas de valor – ou seja, aquelas que envolvem estratégias de formação ou de mudança de valores – são importantes para a melhoria da qualidade da educação, da saúde, das relações no trabalho e fundamentais para reduzir a violência no país. Segundo o coordenador, o índice não terá apenas o objetivo de traçar recomendação para elaborar políticas públicas governamentais, como também servirá de base para o dia-a-dia do cidadão.

“Com o IVH, nós damos aos cidadãos as informações para que eles possam saber o que demandar e como atuar. Na prática, o que fazemos é uma sistematização de algo que a gente já sabe, só que nunca foi dito que valores são importantes”, disse Flávio. “É importante salientar que, quando falamos de políticas de valor, não estamos falando de grandes políticas governamentais, mas da política do dia-a-dia que o cidadão faz para melhorar a educação, a saúde e o ambiente de trabalho”.

Tempo na fila

O tempo de espera de atendimento em postos de saúde é elevado? Qual o grau de prazer e de sofrimento no trabalho? Há respeito, tolerância e responsabilidade na escola? A educação serve apenas para abrir portas no mercado de trabalho ou serve para formar bons cidadãos? A resposta para essas e outras perguntas podem ser encontradas a partir da pesquisa do Índice de Valores Humanos.

Para elaborar o IVH, o PNUD realizou uma pesquisa com 2002 pessoas, em 148 cidades do país, em 24 estados. Foram aplicados questionários que pediam o relato das vivências pessoas de cada um na saúde, na educação e no trabalho. O principal resultado da pesquisa mostra que o IVH do Sul e do Sudeste do país é superior ao IVH do Norte e do Norte do país, onde os brasileiros esbarram em mais dificuldades.

“O baixo valor da região Norte pode ser atribuído principalmente à dimensão de saúde: o IVH-S da região Norte é de apenas 0,31, valor 0,14 pontos inferior à média nacional, indicando piores vivências dessa população com o seu sistema de saúde. Essas piores vivências são um indicativo de baixos níveis de respeito nos processos de busca por saúde”, revela o relatório do PNUD.

De acordo com a pesquisa, 66,9% dos entrevistados consideraram o atendimento de saúde demorado na região Norte. Na região Sudeste, esse percentual é de 43,1%. Proporções semelhantes aparecem no indicador de valores humanos na dimensão da educação. Segundo o PNUD, 40,4% dos entrevistados no Norte do país consideram que educação serve para ingressar no mercado de trabalho, enquanto a maioria dos entrevistados nas demais regiões do país consideram a educação importante para formar bons cidadãos.

“Pensar valores e pensar desenvolvimento de maneira nenhuma tira a importância dos recursos que se deve aplicar na saúde, na educação e na própria promoção do crescimento econômico do país. Quando um professor decide chamar o aluno por um número e não pelo nome, isso não depende de recursos. Da mesma forma, quando um chefe insulta ou ofender seu empregado. Pensar valor é pensar a qualidade na qual esses valores influenciam na vida das pessoas”, concluiu Flávio Comim.

PRINCIPAIS NÚMEROS
Resultado da avaliação do IVH no Brasil

No Brasil
IVH geral = 0,59
IVH da Saúde =0,45
IVH da Educação = 0,54
IVH do Trabalho = 0,79

O IVH geral das regiões
Sudeste = 0,62
Sul = 0,62
Centro-oeste = 0,58
Nordeste = 0,56
Norte =0,50
Média do Brasil = 0,59

Leia aqui os resultados preliminares do relatório do Índice de Valores Humanos do PNUD

Nenhum comentário:

Postar um comentário