terça-feira, 16 de abril de 2013

Reafirmando o compromisso com a revolução bolivariana, Movimento dos Pequenos Agricultores e o governo venezuelano firmam convenio

  Abril 2013
imagem
Na tarde do dia 5 de abril de 2013 o MPA-Brasil e a Corporação Venezuelana de Alimentos CVAL assinaram um importante convênio para o intercâmbio de experiências nas áreas de produção de alimentos e sementes, transição agroecológica e organização social do campesinato.
O convênio foi assinado no municipio Morán, no estado Lara, região centro da Venezuela, na sede da prefeitura deste município, com a presença do prefeito Fidel Palma, lideranças locais e camponeses. Este é o município Venezuelano com maior numero de expropriações de terra; são 21 áreas resgatadas das mãos do latifúndio e distribuídas às famílias camponesas. Além disso, 80% do orçamento do município é administrado diretamente pelos conselhos comunais.Imagens do líder máximo da revolução Bolivariana Hugo Chávez, de seu Sucessor e candidato presidencial Nicolas Maduro e do Libertador Simon Bolívar adornavam o cenário de assinatura do convênio, acompanhadas das bandeiras do MPA, Via Campesina e da República Bolivariana da   Venezuela.
Orientado pelo internacionalismo revolucionário e pela solidariedade entre os povos, o MPA envia militantes e técnicos para intercâmbios com a Revolução Bolivariana há mais de 5 anos, e desde 2011 o movimento esta enfocado em compartilhar a experiência acumulada com resgate, melhoramento e multiplicação de sementes crioulas e varietais de feijão preto, transição para agroecologia além de formação política e organizativas com famílias camponesas.
A assinatura do convênio vai garantir os recursos materiais necessários para a execução desse importante intercambio, que já vem ocorrendo tanto com o governo como com coletivos de camponeses.
O convênio contempla duas frentes de atuação: uma se trata da realização de uma experiência pratica de produção: de sementes e grãos de milho, arroz, feijão preto, soja e girassol; produção de alimentos e sementes diversificadas em um policultivo de 50 hectares de forma agroecológica. Essa frente contará com uma área total de 1200 hectares e tem o objetivo de produzir alimento e sementes em grande escala e ser uma experiência pratica que sirva de exemplo para as famílias camponesas vizinhas.
A segunda frente de atuação terá tarefa de dialogar com as famílias camponesas vizinhas, e realizar um trabalho que abrange apoio com trabalho de mecanização, formação política, técnica e organizativa, compartilhar a experiência de organização de cadeias de produção e a transição agroecológica somada ao fortalecimento do modelo de produção camponês.
Para o MPA-Brasil esse dia 5 de abril, a exatos 30 dias da partida física do comandante Chávez, é uma data para ser recordada por muito tempo, pois representa um momento histórico da aliança estratégica entre o movimento e a Revolução Bolivariana. Esse é um dos primeiros convênios em todo o mundo a ser assinado entre um governo e um movimento social.
O movimento se sente grato pelo reconhecimento da revolução bolivariana e agradece ao Ministério de Agricultura e Terras, à Corporação Venezuelana de Alimentos e a seu Presidente, Companheiro Henry Silva pela possibilidade de socializar seus acúmulos em Venezuela e aprender com esse tão importante processo revolucionário.

VIVA O INTERNACIONALISMO REVOLUCIONÁRIO!
VIVA A REVOLUÇÃO BOLIVARIANA!
VIVA A INTEGRACÃO DOS POVOS!
Por: Comunicação MPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário