segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Imposto só para quem não tem Renda?


06 OUTUBRO 2013 
Governo não vai cobrar Imposto de Renda atrasado de 200 empresas, muitas delas multinacionais, conforme decisão tomada pelo ministro Guido Mantega. Para Mantega, a cobrança do imposto não pago poderia causar insegurança jurídica e obrigar empresas a devolução de parte dos lucros e dividendos pagos a seus acionistas.
As empresas vinham calculando seu IR com base no padrão de normas contábeis internacionais (IFRS), lançadas em 2008, normas que não exigem a cobrança de IR sobre lucros e dividendos, mesmo que esses valores não tenham sido tributados nas empresas. A Receita Federal entendeu que o cálculo deveria ter sido feito pelas normas anteriores à IFRS.
Em resumo: grandes sonegadores que vivem da exploração do trabalho têm perdão de suas dívidas. Se um trabalhador assalariado deixa de pagar qualquer parcela de seu IR, sofre multa elevada e cobrança de juros sobre o valor devido. O mesmo acontece com contas atrasadas e outros tipos de dívida. Sem qualquer contemplação da Receita Federal.
Trata-se de um claro exemplo da natureza do Estado burguês, que tem, como principal finalidade, dar apoio jurídico e institucional aos detentores do capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário