segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Países da Alba levantam sua voz para condenar a tentativa de intervenção militar na Síria




Sábado, 31 de agosto de 2013.
Os países da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (Alba-TCP) condenaram, nesta sexta-feira, qualquer tentativa de intervenção militar estrangeira na Síria, nação árabe que é vítima de violência terrorista desde março de 2011 e que agora é assediada por várias potências da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
“Denunciamos que as ameaças dos governos dos Estados Unidos e seus aliados contra a Síria, repetem o mesmo padrão de mentiras e manipulações utilizado contra a Líbia, Iraque e Egito, entre outras nações, o que apenas confirma que busca controlar a riqueza petrolífera da região e expandir os mercados ocidentais”, assinala o comunicado especial do organismo latino-caribenho.
A Alba-TCP é integrada pelo Equador, Bolívia, Nicarágua, Dominica, Antígua e Barbuda, São Vicente e Granadinas, Cuba e Venezuela.
A seguir, o texto na íntegra do comunicado:
Nós, os países da ALBA-TCP, expressamos nossa mais profunda preocupação e levantamos nossa voz para condenar de forma firme e categórica qualquer tentativa de intervenção militar estrangeira em território sírio, usando como desculpa o suposto ataque com armas química, perpetrado em 21 de agosto do ano em curso, cuja origem é, até agora, desconhecida.
Baseando-se em acusações até agora não comprovadas contra o Governo sírio, sem nenhum tipo de evidências, e sem esperar o informe conclusivo da Comissão da ONU, as potências imperiais declararam e justificaram sua intervenção militar direta, sendo esta uma clara ameaça de guerra iminente na região, que poderia ter catastróficas consequências para a região do Oriente Médio e para a paz e segurança internacional.
Nós, Chefes de Estado e de Governo dos países da ALBA-TCP, denunciamos que as ameaças dos governos dos Estados Unidos e seus aliados contra a Síria, repetem o mesmo padrão de mentiras e manipulações utilizado contra a Líbia, Iraque e Egito, entre outras nações, o que apenas confirma a busca por controlar a riqueza petrolífera da região e expandir os mercados ocidentais.
Efetivamente existe um conflito bélico na Síria, que se alimenta do apoio que os governos dos Estados Unidos e os países da OTAN dão aos grupos opositores ao Presidente Bashar Al-Asad, armando e adestrando estes esquadrões terroristas, com a finalidade de intervir e manter o controle do país, o que levou a uma guerra de conquista e destruição do povo sírio, que é baluarte histórico da civilização e bastião da estabilidade da região árabe.
Nós, Presidentes da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América, responsabilizamos as forças imperiais de colocarem o mundo inteiro às portas de uma guerra desastrosa, de consequências incalculáveis para a humanidade que, sem dúvida, terá como resultado fatal a morte de centenas de milhares de pessoas inocentes, especialmente mulheres, meninas e meninos que são as principais vítimas dos conflitos bélicos.
Por último, declaramos nossa solidariedade com o povo da República Árabe Síria e ratificamos nosso compromisso com todos os esforços que permitam alcançar a paz neste país irmão, respeitando sempre sua soberania, autodeterminação, independência e integridade territorial.
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário