quarta-feira, 18 de setembro de 2013

“Os mercenários enviados pelos EUA são por eles chamados graciosamente de rebeldes”



Imprimir
17 SETEMBRO 2013 
CLASSIFICADO EM INTERNACIONAL IMPERIALISMO

Síria
10 DE SETEMBRE DE 2013
Assim assegurou a jornalista especializada em temas internacionais, Stella Calloni. “A situação é muito perigosa”.
Por Juan Ciucci
AGÊNCIA PACO URONDO: Como você analisa a situação pela qual passa a Síria?
Stella Calloni: Como era previsível, durante anos, os Estados Unidos tentaram enfraquecer o exército sírio. Por outro, com essas ondas de mercenários enviados, aos quais tão graciosamente chamam de rebeldes e que cometeram uma grande quantidade de atentados muito fortes, inclusive, contra universidades e hospitais, que não foram divulgados. Isto ocorreu em princípios de 2011, porém, sobretudo a partir do término do assunto “Líbia”, após nove meses de bombardeios sobre uma população de 100 milhões de habitantes.
Depois da onda de mercenários, um grupo fica na Líbia à frente da segurança do povo líbio, cujo dirigente encarregado é o Chefe do Al Qaeda. Todavia, é uma tragédia e, assim, começam a partir as ondas de mercenários para a Síria. Fazem uma espécie de comando em algumas zonas da Turquia e em outros lugares próximos e dali, começam a entrar as ondas de mercenários que estiveram todo este tempo, sequestrando gente. Mataram muita gente do governo, muita gente do exército que estava defendendo a Síria como o correto e, uma vez feita a trégua, os mercenários aproveitaram para atacar com tudo.
No início do ano passado, a constituição foi modificada e fez-se uma eleição em meio à guerra. Os partidos opositores nasseristas, socialistas, os cristãos e os comunistas que estão dentro do país e outros grupos, como os curdos e armênios, também estão defendendo a Síria, porque é um dos últimos estados não confessionais que permanecem nesta região. E esta situação permitia a convivência de vários setores, tanto é assim que algumas das provas atuais de que as armas químicas não foram disparadas por Bashar al-Assad, estão sendo apresentadas por freiras cristãs, freiras católicas, que estão intimamente ligadas à população. As populações cristãs sabem o que vem ocorrendo por conta dos mercenários, pois sua vida é matar, não salvar ninguém, não é levar a democracia a nenhum lugar.
Estamos diante de uma situação muito perigosa devido ao fato de que todo o mundo continua sem medir as consequências que pode ter a intervenção com as características que se quer fazer. Porém, o exército sírio demonstrou que tem uma grande preparação e uma grande capacidade de resistência, tem armas de defesa muito importantes. Além disso, a Rússia disse claramente que está apoiando e assim continuará, já que tudo o que se está sendo feito contra a Síria é ilegal. Vemos que é uma situação que abarca o mundo, não é um problema localizado numa região, cujo mapa, ao ser analisado, mostra que qualquer coisa que aconteça no lugar atinge a todos, pois a localização da Síria é, precisamente, muito estratégica.
Acredito que, até agora, tenham sido utilizados falsos argumentos para legitimar a entrada em todas as guerras e, sobretudo, nos últimos tempos, como as armas químicas, as armas de destruição massiva no Iraque que não existiam, o bombardeio de Kadafi a seu povo que nunca existiu. Isso sem esquecer fatos passados, como a lancha de artilharia, os ataques supostamente para entrar na guerra do Vietnã, tudo o mais que nós sabemos. Então, acredito que é importante deixar claro que se trata de uma invasão ilegal. Porque, por mais que o Congresso dos EUA a aprove, a comunidade mundial não a aprova em seu conjunto, quer dizer, que o Congresso de um país pode decidir entrar em outro lugar sem que ninguém possa impedi-lo. Isso é impossível! Nenhum país da região da América Latina pode aceitar este estado de coisas, porque isto é como assinar sua própria vontade de que os invadam em qualquer momento.
APU: Foi muito interessante o que disse explicitamente Putin no G20…
SC: Isto que aconteceu no G20 dá a noção do quanto ilegal é, já que estão dizendo e advertindo a situação, para que não sigam às cegas. É muito triste ver como se persiste na decisão de invadir, apesar de tudo estar mostrando o contrário. Se você ler Democracy Now e outras publicações da Europa, estão dizendo que existe uma porção de militares dos EUA que não querem isto, pois sabem que as consequências que acarretarão.
Hoje ninguém pode dizer que a consequência será um passeiozinho de ida e volta. Então, ante esta situação que ameaça o mundo, acredito que as posições que foram tomadas e a posição tomada pela Argentina são claras. Não existe nenhum país que esteja a salvo, caso permita que, legalmente, um dia o Presidente dos EUA diga que é necessário ir. Isto demonstra que não é assim. Estão testando. Os russos fizeram infinitos testes, agora também estão fazendo os setores cristãos, já que este também compromete ao Vaticano. O Vaticano não pode abandonar sua população na Síria – que é uma numerosa quantidade de cristãos. É um panorama muito complicado, um tempo em que os periódicos mentem muito, sem poder, ainda que seja por dissimular sobre qual era a posição do governo sírio, o que dizia Síria, o que estava demonstrando a Síria.
Quando as pessoas se inteiraram que aqui teve uma eleição, que teve uma mudança constitucional muito importante, na época, Hillary Clinton disse que não interessava a ela. A única coisa que estava disposta a discutir era que Al-Assad deixasse, entregasse o governo à coalizão que, como sabemos, foi armada fora do país. Os porta-vozes são velhos militantes das ONGs da CIA nos Estados Unidos, na França ou dos serviços de inteligência francesa ou do serviço de inteligência britânico.
Nós temos que ter clara a verdade, porque se não estamos com a verdade na mão, nossa situação se agrava muitíssimo. Creio que são momentos muito importantes para ter em conta tudo o que possa afetar esta América Latina. Creio que é muito importante estabelecer a verdade e saber como começou a crise na Síria, o que aconteceu ao longo deste tempo, se eram rebeldes ou como os lutadores da liberdade que eram os contra nicaraguenses para Reagan.
APU: Outra questão interessante no plano internacional foi o revés que sofreu Cameron…
SC: E a situação que está sendo vivenciada por Hollande, um montão de gente indo embora, gente de seu partido dando a volta, 80% da população na França não quer a guerra. Existe muita gente nos EUA, militares que não querem a guerra. Ou seja, há uma situação muito complexa e há uma situação econômica gravíssima. 20 cidades dos EUA declararam que estão à beira da falência. Eu asseguro que isto não terá salvação. Antes o militar salvava mais rapidamente porque eram armas construídas, que necessitavam de muita mão de obra. Agora isto está robotizado, é alta tecnologia.
Um míssil não precisa da mesma quantidade de pessoas. Então, existe um enorme desemprego que eles não podem solucionar de maneira alguma. Esta situação dá o que pensar. São muitos elementos que cercam a situação na Síria e tão grave que, inclusive, quatro personagens da velha inteligência israelense, disseram ao governo que o povo está sendo expondo, já que todos possuem fronteiras comuns. Ninguém pode salvar-se de uma situação semelhante e com semelhante grau de injustiça e ilegalidade de iniciar uma guerra e apropriar-se de países como tem feito.
Na Líbia não podem extrair todo o petróleo que queriam. A população está numa tragédia. Não tem água porque romperam todos os oleodutos e os que transportavam a água. Estamos vivendo um momento muito especial do mundo e, como tal, apenas a verdade salva e a mesma é contrária à ação dos EUA contra a Síria.
APU: Pensando nesse marco, como você vê a região, UNASUL, reagindo?
SC: Creio que agora, mais que nunca, a unidade pode nos salvar de uma tragédia semelhante a que estão vivendo esses países, a quem primeiro destruíram a unidade porque a Liga Árabe não é a mais a mesma. Hoje é, simplesmente, uma Liga Árabe tomada, como a SIP, por outros setores da sociedade interamericana de imprensa, alheios ao que é a imprensa. A Liga Árabe está nas mãos dos senhores sauditas, que de democráticos não possuem absolutamente nada e que, agora, possuem a grave responsabilidade de ter ajudado a destruir seus irmãos árabes.
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário