segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Lutar dá resultado



Imprimir
O anúncio feito pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, de que não mais haverá a demolição do estádio de atletismo Célio de Barros e do complexo de esportes aquáticos Júlio Delamare, que seriam utilizados pelo consórcio privado que administra o Maracanã como estacionamento e shopping, pois situam-se ao lado do estádio, é um claro sinal de que o conjunto de manifestações em protesto contra os abusos e desvios nos gastos para a Copa e as Olimpíadas que vem sendo realizadas, há muito, pelos partidos de esquerda e por diversos movimentos sociais, teve consequências de fato. No Olhar Comunista dessa segunda.
No mesmo sentido estão a declaração do secretário de (In)Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, de que admite discutir a desmilitarização da Polícia Militar, uma bandeira levantada pelo PCB e demais organizações de esquerda há bastante tempo.
Há também a manifestação do vereador César Maia, do DEM, contrária à demolição da avenida Perimetral (parte do projeto de construção do conjunto turístico / imobiliário "Porto Maravilha").
Essas movimentações de autoridades e representações verdadeiramente de direita (seja no campo ideológico seja no da execução de políticas de Estado que chegam ao extermínio de populações pobres) mostram que os desmandos e a sanha de lucros das empreiteiras e outros grupos capitalistas às custas da destruição e da exploração privada de patrimônio público "bateram no teto" e dificilmente continuarão sendo toleradas no caso do Rio de Janeiro. "A águia bateu na bunda" dessa gente... e não foi por outro motivo: há um salto de qualidade na discussão e na atividade política no Brasil resultante da grande mobilização popular recente.
É hora de pôr lenha na fogueira, avançar no acelerador das lutas e avançar para uma estratégia anticapitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário