terça-feira, 4 de setembro de 2012

PCB - Ato pela Memória e Verdade em Campos, com participação do PCB e da UJC





Ato de desapropriação da Usina Cambayba, em Campos dos Goytacazes (RJ)
Local foi usado para incinerar militantes na ditadura

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) realizou com sua militância a concentração e ato público, no dia (16/08/2012), na Praça do Santíssimo Salvador, em Campos dos Goytacazes, pela desapropriação das terras pertencentes a Usina Cambayba, do falecido vice-governador do Rio de Janeiro Hely Ribeiro Gomes, para fins Reforma Agrária.

Há anos se arrasta a luta do MST para a desapropriação destas terras em função de dívidas vultuosas com a União, superior a R$ 100 milhões.

A revelação de que os fornos da Usina Cambayba foram usados para incinerar corpos de militantes políticos assassinados sob tortura durante a ditadura militar reacendeu a luta pela desapropriação do complexo de fazendas a ela pertencente. Dos 10 corpos de militantes incinerados nos fornos da Usina Cambayba, conforme confissão do ex-delegado do DOPS Claúdio Guerra no livro "Memórias de uma guerra suja", quatro foram de ex-militantes (três deles membros do Comitê Central) de nosso Partido: David Capistrano, João Massena, Luís Maranhão e José Roman.

Na luta pela Reforma Agrária e pela Memória, Verdade e Justiça aos desaparecidos no período da ditadura militar, o PCB reuniu sua militância junto à outras organizações , como a União da Juventude Comunista (UJC), o MST, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Levante Popular, PSOL e PSTU.


Pela Reforma Agrária!

Camaradas David Capistrano, João Massena, Luís Maranhão e José Roman,

presentes! Jamais esqueceremos de vocês!

Partido Comunista Brasileiro
Campos dos Goytacazes

Nenhum comentário:

Postar um comentário