quinta-feira, 13 de setembro de 2012

DEBATE III

Foi, sem dúvida, um momento ímpar a contribuição do FIDESC para o processo eleitoral vigente, no sentido de promover ontem no IFF, o debate entre os candidatos a Prefeito.
Os temas de relevância não só para a comunidade acadêmica como para o conjunto da população, foram debatidos pelos candidatos Schunk, Arnaldo, Mackoul, José Geraldo e Rosinha.

Falar sobre educação, no momento em que Campos aparece em último lugar no ranking entre os municípios do estado, causou desconforto - apesar da aparente segurança - somente na candidata Rosinha. Os demais candidatos não tiveram a menor dificuldade em destacar as mazelas da educação em Campos. Enquanto isso, coube a candidata Rosinha  a tentativa de negar a dura realidade das escolas municpais. Coisa que, nem os mais desavisados, são passíveis de convencimento.

Sobre Ciência e Tecnologia, área que exige maior comprometimento do poder público, é notório que as ações hoje incipientes necessitam de profunda reformulação. Trata-se de setor que perpassa por todas as politícas públicas, principamente Educação, Saúde, transporte, habitação, agricultura, etc a fim de garantir o desenvolvimento sustentável do município. Neste sentido, não há de se falar em Ciência e Tecnologia sem valorizar a contribuição das Universidades instaladas em Campos, com pesquisas e projetos destinados a pensar o desenvolvimento do município. Neste sentido, os candidatos apresentaram propostas factíveis. Entretanto, somente os candidatos Schunk e Arnaldo têm em seus programas de governo a criação da Secretaria de Ciência e Tecnologia,

Quanto a Cultura, vários aspectos da valorização da Cultura e Memória foram abordados cabendo a reflexão sobre qual a perspectiva de cada candidato sobre o tema. Para falar de Cultura há de se priorizar a cultura popular garantindo a universalização do acesso a ela. Nesse sentido, o candidato Schunk foi feliz em sua proposta em descentralizar  o acesso a cultura, não sob a ótica do entretenimento mas, para desenvolvimento de valores e potencialidades em todos os bairros e distritos do município.
O debate transcorreu sem ataques pessoais e baixarias entre os candidatos. Possivelmente o clima sem hostilidades aparentes deve-se ao público alvo. Uma sociedade acadêmica formadora de opinião.
Aguardaremos os próximos debates.

Atualização
O Blog recebeu comentário anônimo, solicitanto alteração transcrita abaixo:

"Está havendo um equívoco de apresentação, pois além de Makhoul ter citado a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, esta proposta consta escrita no seu Programa de Governo. Portanto, é preciso fazer esta correção, a qual estarei atenta". em anônimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário