terça-feira, 28 de abril de 2009

O que é UNIDADE CLASSISTA ?

Walber Monteiro

A Unidade Classista é uma organização sindical que tem como princípio a emancipação dos trabalhadores, com a superação do modo de produção capitalista e a construção de uma sociedade sem explorados nem exploradores. Para a UC, o principal objetivo da classe trabalhadora é o socialismo. Para a consecução desse objetivo e para a defesa dos interesses imediatos e econômicos, a organização dos trabalhadores deve ser balizada pela independência de classe. Apenas preservando à independência de classe, os trabalhadores podem ter intervenção efetiva na conjuntura e na vida social.

A Unidade Classista luta pela preservação da memória dos trabalhadores do Brasil e do mundo. Conhecer a experiência de luta e de organização dos trabalhadores, em seus erros e acertos,vitórias e derrotas, é fundamental para a atuação da classe trabalhadora no presente.

(...)

A Unidade Classista entende que a categoria definidora do capital é o trabalho, que a luta da classe deve ser pautada pela centralidade do trabalho, que as lutas econômicas são a escola de luta do proletariado. A UC, apóia todas as lutas dos trabalhadores por emprego, salário e melhores condições de trabalho. Entende, também, que as lutas econômicas isoladas dos objetivos estratégicos são insuficientes para a construção da independência de classe e restringem a consciência dos trabalhadores a seus interesses econômicos.

A Unidade Classista trabalha pela unidade dos trabalhadores do campo e da cidade, do setor público e do setor privado. Para a UC, a luta dos trabalhadores empregados é a luta dos trabalhadores desempregados, precários e terceirizados. A unidade de classe é a arma contra a divisão imposta pelo capital. Para tanto, a UC defende que os sindicatos devem, na prática, organizar e assumir a luta dos precários e terceirizados, entendendo a luta desses trabalhadores, como parte dos sindicatos que dirigem.
A Unidade Classista luta pela mais ampla liberdade de organização dos trabalhadores , pelo local de trabalho, em sindicatos, em federações por ramos econômicos e em centrais sindicais nacionais.(...)
A Unidade Classista rejeita a visão de que sindicatos e o movimento operário são correia de transmissão dos partidos políticos. A UC, no entanto, reconhece a necessidade do proletariado construir organizações de vanguarda na forma do partido político de classe, que deve atuar em conjunto com as demais formas organizativas dos trabalhadores.
A Unidade Classista defende os trabalhadores em luta. (....)
A Unidade Classista pugna por um sindicalismo classista, combativo unitário e democrático, independente do governo e dos patrões. O movimento sindical representa a classe e seus interesses imediatos e gerais. Representa o conjunto dos trabalhadores, independente de crença, raça, gênero, orientação sexual e filiação política.
A Unidade Classista entende que é tarefa da classe trabalhadora a luta contra o racismo e contra a discriminação de gênero e orientação sexual. A preservação do meio ambiente e da saúde dos que trabalham é parte integrante do repertório da luta de classes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário