terça-feira, 28 de abril de 2009

FORTALECER A INTERSINDICAL

IGOR GRABOIS

A Intersindical , instrumento de luta e organização dos trabalhadores brasileiros, foi fundada em junho de 2006 com intensa participação dos ativistas da Unidade Classista. Naquele momento, se reuniram cerca de 250 ativistas sindicais no dia seguinte ao Congresso da CUT, congresso este que excluiu das direções do central todos os setores combativos e classistas . Naquele momento, estava claro para grande parcela do movimento sindical o esgotamento da CUT, que consolidava sua posição de correia de transmissão do capital e do governo. Desde então, a Intersindical se firmou como uma referencia para as parcelas avançadas da classe trabalhadora brasileira, exercendo ações concretas de solidariedade de classe, organizando a ação unificada de apoio às categorias em luta e às oposições sindicais combativas.
A Intersindical começou a ganhar corpo já em dezembro de 2006, quando realizou o seu l Encontro Nacional, no auditório do Sinsprev em São Paulo, reunindo 350 delegados de 10 estados e 60 sindicatos. Em 25 de março 2007, a Intersindical convocou, junto com a Conlutas e outras entidades, o Encontro Nacional que reuniu 5000 pessoas de todo o Brasil. Na esteira desse encontro, realizou-se o dia nacional de luta de 23 de Abril de 2007, com paralisações, manifestações e interrupção de circulação de mercadorias em diversas cidades do país. Em outubro de 2007, a participação da Intersindical foi decisiva na marcha nacional de luta contra as reformas da previdência, sindical, universitária e trabalhalista em Brasília.
Em 2008, a Intersindical organizou a solidariedade às várias lutas (...)
Em abril do ano passado, a Intersindical realizou, em São Paulo, seu ll Encontro,com quase mil delegados de l4 estados(...)
O Encontro que aparentemente terminou num impasse, consolidou a Intersindical como organização classista nacionalmente. Antes, com presença circunscrita em São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, a Intersindical se organizou no Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraná, Santa Catarina e Brasília, para citar alguns estados, em que existem coordenações atuantes.
É clara a necessidade da existência de um instrumento que dê expressão sindical à luta dos trabalhadores em nosso país.O conjunto do movimento sindical não se restringe às entidades com o nome de sindicatos e sim a todas as organizações que agem enquanto tal. A expressão sindical não é a única forma em que os trabalhadores se apresentam na arena da política. Porém, apesar de todos os limites institucionais, a luta sindical é forma imediata de enfrentamento entre o trabalho e o capital. O movimento sindical é a escola do proletariado. Não pode estar diluído com outas formas de luta da classe, mesmo que essas lutas sejam justas.
A Intersindical tem sido vitoriosa na solidariedade e unidade de classe.(...)
A Unidade Classista reafirma sua disposição de continuar construindo e fortalecendo a Intersindical.(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário