sexta-feira, 24 de maio de 2013

Entreguismo elevado, festejado e antecipado




Ao contrário do inicialmente previsto, a primeira “licitação” do pré-sal ocorrerá em outubro e não novembro, antecipando em um mês o maior crime de lesa-pátria já praticado no Brasil. A pressa do PT na “privatização” do petróleo do pré-sal, em estimativa maior que a inicialmente prevista, é tema do Olhar Comunista dessa sexta.
De acordo com anunciado nessa quinta pela ANP, a antecipação é fruto “de estimativa mais precisa e muito mais otimista sobre o potencial de reservas no prospecto de Libra”, afirmou a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard. Enfim, para o governo petista quanto mais lucrativo um negócio, mais rápido ele deve sair das mãos da população para o bolso da burguesia.
As declarações de Magda, aliás, foram de lascar: "Eu tenho mais de 30 anos na indústria do petróleo e nunca vi ninguém licitar algo parecido. Uma coisa desse porte vai chamar a atenção do mundo todo. Isso aqui [o leilão] é para gente grande", afirmando que espera a presença de todas grandes petroleiras, comportando-se como recepcionista de prostíbulo ou fã de bande teen a sonhar com autógrafos.
O edital com as regras do primeiro leilão do pré-sal sairá em junho, e o local também deve ser alterado “do Rio para Brasília, para ter a presença da presidente Dilma Rousseff”, em clara demonstração que tal crime entreguista é política do gabinete presidencial e não apenas da ANP, como tentam fazer crer os setores pelegos do sindicalismo governista (CUT, CGTB, CTB) envergonhados com essa que será a maior privatização desde que Cabral aqui fincou a bandeira dos ocupadores portugueses.
Para se ter ideia da dimensão – que põe FHC e o PSDB no chinelo... - o potencial reestimado de óleo "in situ" (volume total de óleo na área) de Libra é de 26 bilhões a 42 bilhões de barris, bem acima dos 18 bilhões de barris inicialmente previstos pela ANP. Para efeito de comparação, o total de reservas provadas de petróleo do Brasil, segundo a ANP, é de 14,5 bilhões de barris. Apenas a Petrobras, pelo mesmo critério da agência, tem reservas provadas de 13,7 bilhões de barris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário