segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A decadência do Carnaval em Campos



Folha da Manhã
O Carnaval em Campos (leia-se desfiles) já não existe. Ou melhor, existe, mas no mês de abril. O chamado Carnaval fora de época (Campos Folia) tornou-se permanente porque estava faltando público para ver os desfiles de blocos e escolas de samba. O povo estava preferindo os shows nas praias.
O fato é que o Carnaval em Campos entrou em decadência há muitos anos. Vingou até os anos 60, quando havia participação popular. No centro da cidade, desfilavam blocos de ruas com nomes interessantes e que atraiam muitos foliões. O jornalista Herbson Freitas, no seu Guia Geral, lembra do “Quem não viu vem ver”, “Os que dão (Uisquedão´) vão na frente, os que comem vão atrás”, “Quem sabe não diz”, “Ninguém é de ninguém”, “Só entra quem pode”, “Pega veado”.
Já entre os blocos de escudo os mais conhecidos e queridos eram dois: “Felisminda Minha Nega” e “Prazer das Morenas”. Segundo Herbson, foi na segunda administração de Zezé Barbosa (1972/1976) que o carnaval campista sofreu mudanças radicais. O então prefeito “oficializou” a festa na Avenida 15 de Novembro, introduzindo os blocos de rua com o nome de “blocos de samba” e criou os “bois pintadinhos de samba”, uma exigência da época.
A partir daí o carnaval de Campos passou a ter arquibancadas, sonorização, prêmios e assistência permanente do poder público. O declínio, lembra Herbson, começou quando o mesmo Zezé Barbosa criou, em Farol de São Tomé, a séde municipal do verão e investiu na praia. “Alguns prefeitos da região fizeram o mesmo nos seus municípios e o carnaval mudou de endereço, ficando aqui, na cidade, apenas saudade”.
boi_pintado
O Carnaval em Campos (leia-se desfiles) já não existe. Ou melhor, existe, mas no mês de abril. O chamado Carnaval fora de época (Campos Folia) tornou-se permanente porque estava faltando público para ver os desfiles de blocos, bois pintadinhos e escolas de samba. O povo estava preferindo os shows nas praias. O fato é que o Carnaval na cidade entrou em decadência há muitos anos.
Vingou até os anos 60 e parte dos anos 70, quando havia participação popular (a foto acima é do blog “Estou procurando o que fazer”). No centro da cidade, desfilavam blocos de ruas com nomes interessantes e que atraiam muitos foliões. O jornalista Herbson Freitas, no seu Guia Geral, lembra do “Quem não viu vem ver”, “Os que dão (Uisquedão´) vão na frente, os que comem vão atrás”, “Quem sabe não diz”, “Ninguém é de ninguém”, “Só entra quem pode”, “Pega veado”.
Já entre os blocos de escudo os mais conhecidos e queridos eram dois: “Felisminda Minha Nega” e “Prazer das Morenas”. Segundo Herbson, foi na segunda administração de Zezé Barbosa (1972/1976) que o Carnaval campista sofreu mudanças radicais. O então prefeito “oficializou” a festa na Avenida 15 de Novembro, introduzindo os blocos de rua com o nome de “blocos de samba” e criou os “bois pintadinhos de samba”, uma exigência da época.
A partir daí o Carnaval de Campos passou a ter arquibancadas, sonorização, prêmios e assistência permanente do poder público. O declínio, lembra Herbson, começou quando o mesmo Zezé Barbosa criou, em Farol de São Tomé, a sede municipal do verão e investiu na praia. “Alguns prefeitos da região fizeram o mesmo nos seus municípios e o Carnaval mudou de endereço, ficando aqui, na cidade, apenas saudade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário