"MPF desmonta esquema de contrabando em Campos
Mais de 200 agentes da PF e da Receita Federal participam da operação"
Logo pela manhã, através do programa DE OLHO NA CIDADE, tomei conhecimento sobre a operação da PF no camelódromo e de cara a primeira idéia que me veio foi:
Qual a possibilidade desta mega operação de caça aos camelôs ter sido motivada pelo fato destes terem se rebelado contra a intenção declarada da Prefeita Rosinha Garotinho em retirá-los daquele local sob pretexto de obras no local?
Será uma mera conscidência ou uma severa represália?
As dúvidas por mim suscitadas se dão por questões óbvias. O camelódromo foi construído pelo poder público, a fim de viabizar espaço adequado para desenvolvimento de atividade comercial específica. São trabalhadores que buscam através do trabalho informal o sustento de sua família, isto, pela ausência de polítcas públicas que garantam à estes o pleno emprego.
Outro ponto importante é, se existe contrabando de mercadorias esta prática não deve ser recente e, existe o fornecedor. Porque a PF não monta uma mega operação para coibir a comercialização de mercadorias ilegais na sua origem, resolvendo definitivamente a situação que é recorrente no Brasil inteiro?
Se minhas dúvidas forem infundadas então, a PF com atuação em Campos é digna de elogios, honras e merecedora de destaque em relação a sua atuação a nível nacional, devendo inclusive ficar à frente do combate à corrupção e ao contrabando no Brasil.
Mais cá para nós, aqui na terra goytacá, onde o possível e o impossível caminham de mãos dadas e o "coronelismo" dos "garotinhos" têm imperado, nem o mais convicente dos pretensos argumentos são suficientes para dirimir as dúvidas.
.
Professora Graciete,
ResponderExcluirBom dia! Eu tenho uma dúvida, e se possível a Sra. puder ajudar ou os blogueiros de plantão.
No Rio e São Paulo e outros tantos Municípios do Brasil. Agem de maneira educativa, preventiva e até repreensiva aos "ambulantes" ou "camelôs"; utilizando a Guarda Municipal para este fim.
Gostaria de saber, se em Campos a Guarda Municipal não poderia atuar de maneira conjunto a outros orgãos copetentes, neste tipo de fiscalização?
Vejo que diversas vezes foram deslocados policiais civís da Capital até o nosso município e recolheram tudo ou parte das mercadorias, mas o problema sempre continuava. Agora, a Policia Federal atuando de maneira enérgica apreende tudo.
Em nosso Município vem acontecendo essa prática a tanto tempo e é de conhecimento de todos. E a Codenca agora veio a ser responsabilizada.
Desculpe a minha insipiência, mas em minha modesta opinião a Guarda Municipal poderia sim ser mais atuante junto a outros orgãos no combate a "pirataria" em nossa Cidade, mesmo por que o local é de responsabilidade do Município e portanto cabe a Guarda zelar pela ordem e cumprimento das leis e se necessário o apoio da sgurança pública (Civil, Militar e Federal).
Espero sinceramente que o Município não dê as "costas" para suas responsabilidades. E que, através de uma campanha de conscientização dessas pessoas, possam de maneira mais firme, atuar com uma ação dos orgãos responsáveis mais a Guarda Municipal a contribuir por zelar pelo orgão público (Shopping Michel Addad) pela disciplina e ordem pública desses locais.
Agradeço a Sra. por esse espaço e estarei aguardando a resposta se possível da Sra. ou daqueles que possam enaltecer esse assunto.
Prefessora Gracierte, boa tarde.
ResponderExcluirComo vossa admiradora e conhecedora de lutas travadas pela senhora venho lembra-la uns pontos que talvez não seja de vosso conhecimeto.
A srª conhece a Escola Luiz Sobral,e a Secretaria de familia e Assistência que fica no Jarcim cariosa; pois sim dê 50 passas a frente, falei passos mesnos e a srª vai deparar com um viela na comunidade do Madureira que é a atual CRACOLÂNDIA de Campos.
Será que a prefeita e o secretário de família e assistência não estão vendoi isso?
Solicitei a alguns pesquisadores e que lá estiveram e verificaram que são no máximo 10 casebres que são abitadas com pessoas que trabalham no tráfico, se tirarem e no local fizerem uma creche que é de grande necessidade no bairro acabaria esta patifaria lá, mas não vejo esta disposição da PMCG da PF e da Policia civil.
Em levantamento descobrimos que o terreno pertence a EMHAB.
Ao invés de perceguirem os trabalhadores no CAMELÓDROMO deveríam é atacarem a CRACOLÂNDIA que estão acabando com as famílias viciando os menores.ontem mesmo tentaram matar um rapaz, deram vários tiros colocaram em um conteiner e empurraram rua a fora até o muro de traz da Secretaria e a polícia nada faz, a Swecretaria também.
ISSO É UMA VERGONHA!!!!!!!!!!