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Confira a seguir entrevista de José Paulo Netto ao repórter Rodrigo Petronio, de O Estado de S. Paulo, sobre o lançamento do livro Para Uma Ontologia do Ser Social, do filósofo húngaro György Lukács, pela Boitempo Editorial.
Na apresentação do livro Para
Uma Ontologia do Ser Social (1968), o senhor menciona esta obra como
fruto de um movimento no qual Lukács tenta um “renascimento do
marxismo”. Em que sentido se deu esse renascimento?
Depois de 1956, Lukács (que, como se
sabe, foi um protagonista importante do processo que culminou na
insurreição húngara daquele ano, dirigida contra o stalinismo vigente
também na Hungria) teve condições de explicitar as suas críticas ao que
esquematicamente se pode designar como a “era stalinista”.
No plano do desenvolvimento do marxismo,
o filósofo sustentou que a nota dominante do regime stalinista foi a
dogmatização, a sectarização – em suma, o que chamou de “paralisia
teórica” do pensamento que se reclamava de Marx. Para ele, a superação
efetiva da pesada herança do período de Stalin implicava um esforço
teórico não só para recuperar o que julgava ser o autêntico espírito do
pensamento marxiano, asfixiado a partir dos anos 1930, mas sobretudo
para, a partir desta recuperação, analisar e compreender a realidade do
capitalismo contemporâneo (e também a própria problemática do socialismo
existente).
Precisamente esse esforço – que, segundo
Lukács, deveria envolver a renovação da pesquisa econômico-política,
filosófica e cultural – resultaria no que ele concebia como um
“renascimento do marxismo”, que considerava urgente e necessário se os
marxistas quisessem dialogar com o tempo presente e intervir
adequadamente nas transformações em curso à época. E, de fato, parece
inconteste que os anos 1960 assistiram à emergência de tendências neste
sentido, tanto nos países do Leste europeu quanto no Ocidente, num
processo que foi bastante problematizado, a partir dos anos 1980, com as
derrotas do movimento socialista em escala mundial.
Lukács projetou a sua Ontologia de modo articulado à sua Estética e à sua Ética. Como ocorre essa articulação em seu pensamento?
Lembremos que a Estética (mais
exatamente, a sua primeira parte, concluída em 1960) publicou-se em 1963
e a Ética nunca foi redigida. Lukács concebeu originalmente a Ontologia
para ser tão somente a “introdução” à Ética.
Contudo, a impostação ontológica do
marxismo de Lukács emerge já nos anos 1930 e, desde então, percorre toda
a sua obra, embora só tenha a sua centralidade afirmada abertamente e
exponenciada na década de 1960 (inclusive por razões políticas – não se
esqueça que, para Lukács, o stalinismo expressa uma “invasão”
neopositivista no marxismo e sabe-se do caráter anti-ontológico do
pensamento neopositivista). É apenas no segundo terço dos anos 1960 que
Lukács evidencia claramente a urgência da tematização da ontologia – e o
faz porque, sem uma teoria do ser social (exatamente uma ontologia do
ser social), não haveria como fundar, de modo materialista e dialético,
uma ética. Compreende-se, pois, por que ele pensou aquela como
“introdução” a esta.
As bases da Estética configuram
nitidamente uma concepção ontológica do marxismo, ainda que esta não
seja explicitada como tal. Por isto, não há nenhuma relação excludente
(ou mesmo colidente) ou, ainda, externa entre a Estética e a elaboração
dos últimos anos de Lukács, salvo no plano terminológico. Antes, o que
de fato se verifica é uma articulação íntima e medular entre a Estética e
a Ontologia: nesta, os pressupostos daquela são expostos e tratados
enquanto fundantes de toda a reflexão marxiana (não por acidente, Lukács
enfatiza os “princípios ontológicos fundamentais” de Marx).
Qual seria então, para Lukács, a consequência política mais evidente dessa “invasão neopositivista no marxismo”?
Uma das características que, conforme
Lukács, marcam o marxismo próprio à era stalinista foi a sua conversão
numa ideologia rasteiramente pragmática e taticista; para Lukács, esta
verdadeira perversão se vinculou estreitamente à matriz neopositivista –
não se trata, aqui, de eventuais influxos das formulações dos
pensadores neopositivistas, mas da incorporação de um quadro
teórico-conceitual, socialmente determinado, cujo viés epistemologista e
anti-ontológico se adapta à legitimação de uma práxis essencialmente
instrumental. No plano imediatamente político, isto se traduziu numa
concepção administrativa do processo social, derivando no burocratismo e
no comportamento manipulador próprio das instâncias
político-partidárias do regime stalinista.
Em que sentido a renovação do
marxismo proposta na abordagem ontológica de Lukács se distingue de sua
contribuição inovadora em uma de suas obras de juventude e uma das obras
mais influentes do marxismo,História e Consciência de Classe, de 1923?
Não há dúvida de que a obra do “jovem”
Lukács – e me refiro à obra de Lukács anterior à sua adesão ao comunismo
(1918) – é importante e valiosa, como, aliás, Max Weber corretamente
avaliou. E também não há dúvida de que História e Consciência de Classe,
seu primeiro livro marxista de enorme relevância (embora não se deva
esquecer Tática e Ética, de 1919), marca uma óbvia ruptura com o que ele
produziu até 1918. Mas o marxismo revolucionário de História e
Consciência de Classe é – inclusive na ulterior apreciação do próprio
Lukács – elaborado a partir de uma concepção não ontológica (mais
exatamente: anti-ontológica) da obra de Marx. Neste sentido, o “último”
Lukács, o da Estética e da Ontologia, opera num quadro de referência
essencialmente distinto daquele do “jovem” Lukács e, igualmente, do
Lukács de História e Consciência de Classe. Apenas para indicar um ponto
nevrálgico: no genial livro de 1923, a categoria trabalho, fundante do
pensamento do “último” Lukács (e não só), é residual; as implicações
teórico-filosóficas deste giro são decisivas para as concepções de
sociabilidade, de história e de cultura.
Penso, todavia, que se deve ter o
cuidado para não absolutizar a noção de “ruptura” no pensamento de
Lukács. Uma análise rigorosa da sua obra revela, para além de pontos de
ruptura (a maior, indiscutivelmente, foi a decorrente da sua adesão ao
comunismo e ao marxismo), continuidades profundas. Não me parece casual,
por exemplo, que o “último” Lukács retome, é óbvio que noutro registro,
exatamente as suas temáticas juvenis – a estética e a ética.
Nesse sentido, poderíamos dizer que a preocupação ontológica demarca a passagem do jovem Lukács a um Lukács maduro?
Concordo com esta afirmação, se ela
expressa a ideia de que, com a impostação ontológica, Lukács supera o
seu marxismo dos anos que vão de 1918 a 1923 e desde que façamos duas
observações. Primeira: essa passagem, verificável na abertura dos anos
1930, é um processo, que pode ser rastreado na segunda metade da década
anterior (o giro que se concretizará entre 1930-1932 é detectável já a
partir do ensaio Moses Hess e o Problema da Dialética Idealista, de
1926); segunda: o Lukács posterior a 1930 não evolui e avança de modo
unilinear; entre os anos 1930 e o fim dos anos 1950, registram-se
momentos diferenciados na sua obra. Com efeito, se há um fio vermelho
que unifica o conjunto da produção lukacsiana posterior a 1918, esta
unidade não elude estágios distintos na sua evolução.
O senhor menciona que a reflexão
de Lukács sobre a ontologia começa a se desenvolver na década de 1930,
embora de modo mais crítico-negativo do que propositivo. Quais os
fatores dessa guinada da importância da ontologia no pensamento de
Lukács?
De fato, penso que devemos localizar o
giro do pensamento de Lukács na direção da ontologia na entrada dos anos
1930, quando ele teve a oportunidade de conhecer, em Moscou, os até
então inéditos manuscritos marxianos de 1844 e, em seguida, de
prosseguir numa nova leitura de Lenin.
A meu juízo, estimularam de imediato
este giro dois fatos (intimamente relacionados): a reação negativa do
comunismo oficial à História e Consciência de Classe e, em 1929, a
derrota política que Lukács experimentou no interior do partido
comunista húngaro – ambas tinham resultado numa autocrítica “insincera”.
A necessidade de compreender os verdadeiros equívocos teóricos de 1923
(não os apontados pelos seus críticos comunistas, que ele tentou
replicar num texto que ficou inédito até 1996, Reboquismo e Dialética) e
o fracasso político de 1929 é que o conduziram à inflexão no sentido da
ontologia. Como se vê, fatores imediatos tanto teóricos como políticos.
No plano teórico, a primeira grande implicação deste giro comparece em O
Jovem Hegel e os Problemas da Sociedade Capitalista (concluído em 1938 e
publicado em 1948); no plano político, a implicação foi permanecer no
interior do movimento comunista a qualquer preço para combater o
fascismo, suportando o stalinismo para, no seu interior, travar a
resistência possível, com os limites que afetaram a sua obra.
No “último” Lukács, o que explica a
centralidade da ontologia é o duplo movimento que, segundo o filósofo,
determinaria o “renascimento do marxismo”: ela seria o requisito para,
de uma parte, operar a crítica substantiva às deformações do pensamento
de Marx que foram conaturais à era stalinista e, de outra, para a sua
renovação em face das novas exigências postas pela dinâmica
sócio-histórica do século 20.
Em geral se associa Lukács a
outros importantes nomes da renovação da teoria marxista: Ernst Bloch e
Karl Korsch. Quais outros nomes diretamente ligados ao pensamento de
Lukács o senhor destacaria?
A associação a que você se refere tem
razão de ser. A década de 1920 foi, a meu juízo, das mais fecundas no
desenvolvimento do marxismo – e esta fecundidade está relacionada à
dinâmica dos processos revolucionários europeus, desatada pela crise
aberta pela Primeira Guerra Mundial e pela Revolução de Outubro.
A amizade que uniu Lukács a Bloch foi,
do ponto de vista existencial, absolutamente importante. Mas se ambos
também tinham uma visão política da conjuntura muito semelhante (eram
“messiânicos”, como o disse Lukács) e partiam teoricamente do
reconhecimento da importância de Hegel para o marxismo, parece-me que
suas concepções filosóficas nunca foram inteiramente compatíveis.
Diferente foi a relação com Korsch (muito menos significativa no plano
pessoal): até cerca de 1925 – e isto se comprova com a leitura de
Marxismo e Filosofia, que sai no mesmo ano que História e Consciência de
Classe –, havia muito de comum entre eles (em especial a postura
antipositivista).
Ademais de Lenin, o pensamento de
Lukács, à época, também se nutriu de inspirações provindas da obra (e da
ação) de Rosa Luxemburgo, a quem o filósofo húngaro sempre admirou.
Mas não se deve esquecer que, aderindo
ao marxismo, Lukács não fez (e felizmente!) tabula rasa da sua formação
pré-marxista, na qual Simmel teve participação. Parece-me, todavia, que
foi extremamente importante a relação (não só intelectual, mas de
amizade) que Lukács manteve com Max Weber – a influência de Weber,
indiscutivelmente, foi muito forte sobre o filósofo.
Quais as principais convergências e divergências entre dois dos maiores expoentes do marxismo no século 20, Lukács e Gramsci?
Ao que sei, Lukács conheceu o trabalho
de Gramsci muito tardiamente – com certeza, a partir de finais dos anos
1950. Mas, numa oportunidade, chegou a dizer que o marxismo que se
renovava nos anos 1920 tivera em Gramsci, Korsch e nele mesmo os seus
principais expoentes.
Meu amigo Carlos Nelson Coutinho,
recentemente falecido, sem desconhecer as profundas diferenças entre
Lukács e Gramsci, sempre insistiu na compatibilidade teórica entre ambos
– caracterizava como falsa a fórmula excludente “Lukács ou Gramsci”,
sublinhando a alternativa “Lukács e Gramsci” para o “renascimento do
marxismo”.
Claro que há elementos convergentes
entre os dois pensadores: a valorização das instâncias da cultura e do
diálogo crítico com a herança cultural do passado, a crítica radical da
ordem burguesa, o protagonismo dos trabalhadores no processo
revolucionário, a indispensabilidade do partido na condução deste
processo... Afinal, ambos foram marxistas e revolucionários.
Entretanto, o que me parece
distingui-los é a sua concepção filosófica do marxismo e, decisivamente,
a fundamentação ontológico-materialista que dela oferece Lukács. Do
ponto de vista estritamente filosófico – e sei que esta afirmação é
polêmica –, o pensamento de Gramsci apresenta insuficiências e elas têm
implicações sobre o conjunto de sua obra.
Segundo Lukács, “a política é o
meio, a cultura é o fim”. Nesse sentido, mesmo partindo de uma estreita
relação entre cultura e política, haveria uma distinção metodológica
essencial entre ambos?
Você recordou aquele que me parece ser o
mote de toda a obra de Lukács, o “núcleo problemático original” (a
expressão é de Mészáros) que sempre vertebrou o pensamento do filósofo
húngaro. E estou convencido de que os vários e diferentes registros
teóricos em que Lukács tematizou esta questão central – de 1908 (A
Evolução do Drama Moderno) às suas últimas intervenções – tiveram, todos
eles, por base uma convicção que permaneceu inabalável: a hostilidade
da ordem do capital às objetivações anímicas humanistas (em especial,
mas não exclusivamente, às da chamada alta cultura).
E, na própria formulação, fica
evidenciado o diferente estatuto que Lukács atribuiu à cultura e à
política. Sem ter da política uma concepção meramente instrumentalista,
Lukács jamais conferiu a ela o significado que adjudicou à cultura. Para
dizer de maneira breve: a política é tão somente um conjunto de meios e
atividades através dos quais, nas sociedades que ainda não
transcenderam a exploração, a alienação e as múltiplas formas de
opressão, os homens travam as lutas emancipatórias que podem abrir a via
ao “reino da liberdade”. Neste, que nunca imaginou ser um paraíso
terrestre livre de tensões e conflitos, o pensador húngaro visualizava a
possibilidade de novas modalidades de desenvolvimento cultural pleno.
Qual a maior atualidade de Lukács?
Referi-me há pouco às derrotas do
movimento socialista no período pós-1980 e ao fato de elas terem
problematizado o “renascimento do marxismo” por que o Lukács se
empenhou. Nos últimos 20 anos do século 20, a ambiência cultural (para
não falar já da política) mostrou-se francamente adversa ao socialismo e
ao marxismo – provam-no a vigência das teses sobre o “fim da história” e
as teorias pós-modernas. Foram anos em que o pensamento de Lukács
experimentou o que, noutra oportunidade, chamei de seu “terceiro
exílio”.
Todas as indicações mais recentes
sugerem que esta conjuntura cultural (a dos “tempos conservadores”, como
a designou o injustamente esquecido Agustín Cueva) está a esgotar-se. A
crise sistêmica que vem corroendo a ordem do capital já não pode ser
minimizada e, menos ainda, ocultada. Uma das suas implicações,
provavelmente a médio prazo, será – se a barbárie presente não nos
destruir e para conjurá-la – a ativação do pensamento e da ação
socialista e, no interior do seu diferenciado campo, do marxismo. Para
uma tal ativação, o contributo de Lukács (e, particularmente, da sua
Ontologia) será indispensável.
A minha hipótese de trabalho é que
somente um marxismo liberado de todo o ranço remanescente da era
stalinista, aberto ao debate e plural – mas com fronteiras claras e
suscetíveis de polêmica e dissenso –, somente um tal marxismo terá
viabilidade. A obra de Lukács será constitutiva desse marxismo. Por
isto, mais que atual, ela é prospectiva.
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